embraturlab aceleracaoitaipu

QUEM SOMOS

O ConectaIGU é um Programa de Inovação Aberta criado pelo EmbraturLAB, o braço de inovação da Embratur, e o Parque Tecnológico Itaipu.

Com o propósito de acelerar startups do turismo, o ConectaIGU concentra-se na prospecção, seleção e desenvolvimento de projetos inovadores, aptos a solucionarem desafios reais do setor, permitindo que seus impactos tenham o maior alcance possível na promoção do turismo brasileiro no mundo.

Ativo 1

Até R$ 350.000,00 em recursos para o desenvolvimento das POC´s

Qualificação e aceleração de empreendedores e projetos inovadores

Acesso à infraestrutura e apoio técnico de especialistas do PTI-BR e Embratur

Acesso ao SmartCTI (sandbox) para testes e validação das tecnologias desenvolvidas

Acessibilidade de homologação das soluções no setor

Conexão com ecossistemas de inovação e turismo do PTI-BR e EmbraturLAB

Oportunidade de participação em eventos e rodadas de negócios para a prospecção de clientes e investimentos da Embratur e PTI-BR

Mentorias técnicas e de negócios por meio da metodologia Santos Dumont de incubação e aceleração PTI-BR, com certificação CERNE 4

Possibilidade de expansão do contato para a rede de parceiros do PTI-BR, visando promover comercialização das tecnologias e avanço do mercado

POR QUE ME INSCREVER?

CONHEÇA NOSSOS DESAFIOS

Solução tecnológica para simplificar e agilizar a emissão de vistos no Brasil, proporcionando maior acessibilidade para os viajantes estrangeiros, atração de turistas e promoção do turismo como uma importante fonte de receita para o país.

I. Como aprimorar a relação do turista na solicitação do visto (órgãos regulamentadores e turistas)?

II. Como simplificar as documentações e requisitos necessários para solicitação de visto por tipologia?

III. Como inovar em soluções para integração das plataformas de pagamento e solicitações de vistos online?

IV. Como inovar no processo de atendimento, visando processamento dos pedidos, rastreamento e acompanhamento em tempo real das solicitações?

Soluções tecnológicas para controlar o fluxo de turistas no Brasil, com o objetivo de fornecer dados precisos e atualizados, possibilitando a compreensão do comportamento dos visitantes, identificação de oportunidades de crescimento e medidas para melhorar a experiência do turista e impulsionar o setor.

I. Como integrar as informações dos visitantes em um único canal para captura de informações, como: nome, nacionalidade, data de chegada e meio de transporte utilizado, facilitando a análise e medição de dados?

II. Como inovar em soluções para garantir a precisão e a segurança dos dados coletados, evitando duplicações ou registros incorretos (biometria, reconhecimento facial, pontos de entrada e saída por modal)?

PERGUNTAS FREQUENTES

O objetivo do ConectaIGU é o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do setor turístico no Brasil, promovendo o turismo como uma importante fonte de receita para o país. São disponíveis recursos não reembolsáveis para que as startups, selecionadas de todo o país, incrementem soluções que contemplem ao menos um dos temas do edital.

Estão aptas a participar do edital empresas formalmente constituídas no Brasil há no mínimo seis meses, que tenham projetos capazes de oferecer soluções exequíveis e viáveis econômicas e tecnologicamente para pelo menos um dos desafios, e com ao menos um de seus sócios dedicado integralmente ao negócio. É vedada a participação de Empresário Individual ou Microempresário Individual (MEI), bem como a de empresa sob regime falimentar.

A inscrição deve ser realizada de forma eletrônica pelo link de acesso ao formulário. No qual é obrigatório o envio da Declaração de Ciência e Concordância com a Coleta e o Uso de Dados Pessoais, Constantes da Proposta Enviada, para o alcance das finalidades do Edital. É extremamente indicada a leitura completa do edital antes da inscrição.

As inscrições do Programa ConectaIGU vão de 01 de junho de 2023 a 17 de julho de 2023. No edital está apresentado o cronograma completo com todas as etapas da seleção. É extremamente indicada a leitura completa do edital antes da inscrição.

O processo de seleção será realizado em 3 etapas:

1. Homologação e avaliação: serão avaliadas todas as propostas enviadas e selecionadas 15;

2. Pré-aceleração: as startups selecionadas receberão orientação especializada, suporte e acompanhamento para desenvolver um pitch;

3. Pitch Day: as startups deverão expor uma apresentação sucinta de sua proposta, onde até 8 poderão ser selecionadas.

A 2ª etapa, de Pré-aceleração, consiste na orientação especializada, suporte e acompanhamento das 15 startups que obtiveram melhor classificação na fase anterior. Serão promovidos nesta etapa 6 encontros para abordar questões como desenvolvimento e validação da proposta de valor e do modelo de negócios; avaliação da potencial necessidade de equipe adicional para execução do projeto; mapeamento dos pontos fortes e fracos, gargalos e conexões necessárias; estabelecimento de metas de médio e longo prazo; modelagem financeira e necessidade de investimentos.

O programa é 100% online, logo, não é exigida participação presencial. No entanto, as startups que possuírem soluções que contenham hardware deverão instalá-lo in loco para os devidos testes.

Porque o programa oferece suporte dos mentores técnicos da Embratur, com vasta experiência na área; suporte e mentoria do PTI, com possibilidade de utilização dos laboratórios; oportunidade de inovar e validar a solução em empresa de renome no setor turístico; conexões e networking importantes para alavancar o negócio da startup; oportunidade internacional que a tríplice fronteira oferece (Brasil, Argentina e Paraguai), etc.

As soluções e o direito de negociá-las serão das startups, não havendo a necessidade de ceder equity.

Assine nosso newsletter e fique por dentro das novidades do ConectaIGU.

Receba tudo por e-mail

Logos Conecta IGU 02
Logos Conecta IGU 03
Logos Conecta IGU 04
Logos Conecta IGU 05
Logos Conecta IGU 06