EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Internet das Coisas beneficia o agro em diferentes frentes

Compartilhe este conteúdo:

Aumento de produtividade, redução de custos, aumento de eficiência e garantia de qualidade são vantagens que o IoT traz quando aplicado ao agro. 

A manhã desta quinta-feira, 10, foi movimentada no Espaço Impulso. O centro de competência em Tecnologias Abertas e IoT apresentou algumas soluções tecnológicas que o PTI trouxe para o Show Rural Coopavel, e quais podem vir a serem desenvolvidas sob demanda, atendendo às necessidades dos produtores rurais, sendo tecnologias de prototipações para fazendas mais tecnológicas e inteligentes (Smart Farm) e Internet das Coisas.  

O setor agrícola ganha com o uso da tecnologia, conforme demonstrou o engenheiro eletricista, Helder Vinícius Scherer. “Essas tecnologias pode ser sensores, atuadores ou equipamentos com capacidade de processamento e inteligência. Dessa forma, equipamentos do dia a dia, podem ganhar novas funcionalidades. O engenheiro cita, por exemplo, como uma lâmpada com as integrações corretas, pode ser acionada de acordo com um agendamento pré-estabelecido, à distância ou então após a ocorrência de algum evento captado por outro equipamento. O acionamento de um ar condicionado, pode também ser monitorado e controlado da mesma forma, proporcionando conforte e possibilidade de redução de custos ao usuário. 

Pensando em expandir as aplicações do conceito para diferentes áreas como saúde, energia, indústria e cidades, as possibilidades são infinitas. Tratando do setor de agricultura em específico, nos últimos anos o crescimento de implementações desse tipo de soluções foi exponencial. Alguns exemplos de aplicação seriam em: Uso de sensores para monitoramento de temperatura e humidade, análises pluviométricas, rastreabilidade, estoque, entre outros; Uso de atuadores para irrigações; Uso de drones e satélites para captura de imagens, ou então, utilização do drone para pulverização local. 

Segundo Helder, o Drone de pulverização foi desenvolvido para aplicação localizada de defensivos agrícolas de forma automatizada e controlada. Já o Robô Terrestre Multiproposital possui módulo de pulverização e módulo de coleta de solo, sendo possível gerar rotas automatizadas para os processos de pulverização. Por sua vez, a Estação Agroclimática tem baixo custo quando comparado ao mercado, e torna possível coletar informações de monitoramento do solo, índice pluviométrico, umidade do ar, entre outros. 

Afinal, o que é a Internet das Coisas? 

IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas são objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet.  é um conceito que se refere ao gerenciamento de propriedades rurais utilizando tecnologias e ferramentas modernas. A ideia é proporcionar o aumento de eficiência nas atividades da propriedade, através do uso de dados previamente coletados ou leitura de informações em tempo real. 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter