EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Laboratório de Internet das Coisas é inaugurado pelo PTI-BR, Itaipu e IFPR

Compartilhe este conteúdo:

Localizado no Instituto Federal do Paraná, o espaço será utilizado em aulas práticas pelos alunos da especialização em IoT, que está sendo lançada também através de uma parceria entre as três instituições.

Parcerias que trazem benefício à sociedade em geral. Nesta quinta-feira, 16 de setembro, foi inaugurado oficialmente o laboratório de Internet das coisas — Internet of Things (IoT) —, custeado com recursos de convênio entre Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu Brasil e Instituto Federal do Paraná. Para viabilizar a prática das disciplinas técnicas, estruturou-se o Laboratório de Internet das Coisas. A parceria permitiu a aquisição de equipamentos, ferramentas tecnológicas, mobiliário, entre outros recursos materiais.

A inauguração do laboratório é um marco para o futuro das empresas de base tecnológica da região Oeste do Paraná. A afirmação é do diretor técnico do PTI, Rafael Deitos. “Nossa expectativa enquanto Parque Tecnológico é que com esse mecanismo prático os alunos possam formar seus produtos e serviços, trazer benefícios para o ecossistema da região como um todo, e que novas empresas de base tecnologia e IoT surjam”.

O laboratório servirá para que os estudantes da Especialização em IoT possam “colocar a mão na massa” e aprender de forma prática aquilo que é visto na teoria. “A viabilização da especialização em IoT está alinhada com a estratégia do PTI em contribuir regionalmente com a formação de capital intelectual e a criação de soluções inovadoras para a sociedade”, complementou Deitos. A especialização também tem a possibilidade de interagir com o Programa Vila A Inteligente, oferecendo aos alunos um ambiente real para testes e validações tecnológicas de soluções que vierem a ser desenvolvidas durante o curso. “Deixamos também o convite para que os estudantes da especialização criem coisas inimagináveis, e que executem suas pesquisas e projetos de conclusão de curso aqui nesse laboratório vivo que é a Vila A”, diz o diretor técnico.

Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, “nosso município é um lugar privilegiado por ter tantas instituições comprometidas com o avanço do conhecimento e inovação tecnológica, como a Itaipu Binacional, PTI, IFPR, Unila, Unioeste entre outras que junto com a Prefeitura ajudam na transformação da nossa cidade”.

Para o reitor da IFPR, professor Odacir Antonio Zanatta, “é uma grande honra poder ofertar um curso dessa importância, com verticalização em áreas de tecnologia de ponta, principalmente com o apoio de gigantes como PTI e a Itaipu Binacional, colaborando ainda mais para o desenvolvimento de uma região que tem dado sinais claros da sua vocação para essas novas tecnologias, e que há anos tem abraçado e apoiado nossa instituição”, ressalta o reitor do IFPR.

Entre as autoridades presentes na cerimônia, estiveram o superintendente de informática da Itaipu Binacional, Everton Pasqual; o diretor-geral do IFPR Campus Foz do Iguaçu, Anderson Codebella; o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Gleisson Alisson Pereira de Brito; o suboficial e assessor de tecnologia da informação da Capitania Fluvial dos Portos do Paraná, Glauber Rocha; o diretor da Agência de Inovação do IFPR, Gutemberg Ribeiro; o consultor de projetos estratégicos do IFPR, Luiz Simão Staszczak; o diretor-executivo do IFPR, Nelson de Castro Neto; o diretor-geral do IFPR – Campus Assis Chateaubriand, Vicente Sandeski; a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Adriana Somavilla; e a diretora de Planejamento e Administração Monice de Freitas Aquino.

Sobre a Especialização em Internet das Coisas – IoT

A pós-graduação Lato Sensu é gratuita e conta com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu e da Itaipu Binacional. O curso será ofertado na modalidade presencial, nas instalações do IFPR Foz (Av. Araucária, 780, Vila A). Participam do curso diversos profissionais graduados em Ciência da Computação, Informática, Engenharias ou áreas afins, ou que atuam como desenvolvedores de sistemas, analistas, propositores de soluções, funcionários do setor da economia denominado P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ligados à área de tecnologia.

A Internet das Coisas está relacionada à conexão de objetos do mundo físico à Internet. É uma tecnologia que cresce no mundo todo, sendo cada vez mais comum o uso de objetos conectados, como eletrodomésticos, óculos, elevadores e meios de transporte. Em escala maior, encontramos cidades inteligentes, Internet industrial, fazendas inteligentes, atendendo a diferentes demandas da sociedade. A especialização oferecerá formação teórica e prática focada em problemas reais, contribuindo para o desenvolvimento de soluções criativas e de projetos de diferentes portes em IoT. Além das disciplinas técnicas, como Prototipagem e Design, haverá aquelas voltadas à criação de novos negócios e à cultura do empreendedorismo e da inovação.

“A pós-graduação em Internet das Coisas do campus Foz do Iguaçu é a realização de um sonho do colegiado de informática. Foi um processo de amadurecimento natural do colegiado, em um trabalho que se iniciou em 2010, com os Professores Júlio César Royer e Humberto Martins Beneduzzi no curso técnico de informática, seguido pelo curso superior em tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas em 2014. Temos certeza que o curso contribuirá muito com a pesquisa e inovação no IFPR, aliando tecnologia a aplicações do mundo real, e trará benefícios à sociedade e ao setor produtivo da região”, destaca o coordenador do curso, professor Evandro Cantú.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter