Português

Conectando educação, pesquisa,

 

 

inovação e negócios

Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse)

O Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos veio para tornar a Itaipu Binacional cada vez mais autossuficiente. Através de simulações de sistemas elétricos, o LASSE tem a missão de atender as demandas na área de energia e, com isso, trazer independência tecnológica à maior geradora de energia do mundo.

 

Com execução de projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o laboratório do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) gera economia, conhecimento e autonomia à hidrelétrica, contribuindo com o setor elétrico do Brasil e do Paraguai como um todo. No total, já foram mais de 50 serviços técnicos e tecnológicos através da Plataforma de Ensaios e Simulações em Tempo Real. 

 

A base tecnológica do LASSE é especializada em testes e verificações do desempenho dinâmico de equipamentos e de sistemas associados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
 

O Núcleo de Estudos Elétricos realiza serviços técnicos especializados e pesquisas aplicadas, além de cursos e treinamentos na área. Através das plataformas de simulação em tempo real e equipe especializada, o laboratório possui a capacidade de representar sistemas elétricos das mais variadas características, além de realizar testes em malha fechada de equipamentos físicos, como dispositivos eletrônicos inteligentes de proteção, e dispositivos de controle.

Capacidade de Simulação:


Simulador RTDS®: composto por um conjunto de 4 racks, o que possibilita a simulação de sistemas elétricos de até 88 nós trifásicos. Possibilidade de testes em campo com o módulo RTDS® portátil e caixa de testes;

 

Amplificadores de Corrente: 12 conjuntos trifásicos com capacidade de gerar 60Arms por canal, sendo permitida a conversão de 6 destes em 2 conjuntos trifásicos com capacidade de gerar 180Arms por canal;

 

Amplificadores de Tensão: 4 conjuntos trifásicos com capacidade de gerar 300V de pico por canal;

 

Entrada Digitais: 96 canais de 5V;

 

Saídas Digitais: 96 canais de 5V e 48 canais com capacidade de gerar até 250V.

 


Alguns dos Clientes Atendidos: ABB, SEL, Alstom, Schneider Electric e Itaipu.
 

O objetivo do Núcleo de Automação é o desenvolvimento de soluções personalizadas, através da integração de tecnologias de automação e plataformas de engenharia, visando o atendimento às demandas da industria, especialmente do setor de energia.

 

Sistemas Embarcados: 
Eletrônica e softwares personalizados para os sistemas desenvolvidos em hardware próprio ou de mercado. 

 

 

 

 

 

 

 

 


Sistemas de Monitoramento: 
Utilizando o estado da arte das tecnologias disponíveis, são desenvolvidos sistemas para o monitoramento de transformadores, disjuntores, unidades geradoras,
máquinas elétricas, descargas parciais, bancos de baterias, entre outros equipamentos que compõem plantas industriais. 
Cabe destacar que os sistemas citados estão em pleno funcionamento na área industrial da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

 

 

 

Painéis Industriais: montagem das soluções em painéis seguindo às normas vigentes na indústria.


Treinamentos: elaboração de treinamentos específicos por especialistas para os produtos desenvolvidos e temas correlatos às competências adquiridas, com possibilidade de realização na modalidade in company.


Pesquisa e Desenvolvimento: atuação em projetos de P&D com parcerias com universidades e empresas buscando soluções para o setor elétrico brasileiro.

 

Sistema Registrador de Pertubações - Período Dinâmico;
Registrador de Pertubações e Medição Fasorial;
Software de Análise e Registros de Pertubações e Dados Fasoriais;
Medição Fasorial Sincronizada em Tempo Real;
Sistema de Monitoramento de Disjuntores;
Sistema de Descargas Parciais;
Monitoramento de Empreendimentos de Geração Distribuída;
Sistema de Monitoramento de Transformadores;
Sistema de Monitoramento Remoto de Motores;
Sistema de Monitoramento de Para-raios.

 

Cabe destacar que os sistemas citados estão em pleno funcionamento na área industrial da Usina Hidrelétrica de Itaipu.