EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Latinoware atrai especialistas, estudantes, empreendedores e interessados em Tecnologias Abertas

Compartilhe este conteúdo:

Começa amanhã o 17Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), o maior evento sobre software livre da América Latina. Este ano o evento será totalmente online em função da pandemia da covid-19.

A programação do Latinoware tem mais de 200 palestrantes confirmados, sendo 10 internacionais; 12 palcos (salas virtuais), totalizando mais de 240 atividades (oficinas, palestras e mesas). As inscrições seguem abertas e são gratuitas até o dia 04 de dezembro. Até o dia 01 de dezembro, o evento contava com 3.500 inscritos, de todos os estados brasileiros e de outros países.

O evento será transmitido online via site (www.latinoware.org), além de estar integrada em diversas redes sociais. Este ano, a novidade será a transmissão online via TikTok, integrando o congresso aberto em uma plataforma atrativa ao público jovem.

Mercado de Tecnologia da Informação

Entre as discussões presentes no evento, o mercado em tecnologia da informação será um pontos de destaque. A pandemia devido ao covid-19 trouxe um crescimento no mercado de aplicativos para empresas. Lojas, restaurantes e muitos outros empreendimentos tiveram que se adaptar a nova realidade e investir em sua presença online.

Com isso, o problema da vulnerabilidade digital aumentou também, por exemplo vazamento de informação e entrega de banco de dados. Assim, o mercado está procurando cada vez mais em profissionais capacitados em segurança digital, seja para sites, aplicativos ou servidores. Outro área importante, dentro da segurança digital, em crescimento, é o investimento em rastreabilidade, ou seja, detectar de onde vem ataques que desejam roubar, por exemplo, um banco de dados.

Competições

Duas competições digitais mobilizarão, de maneira dinâmica e inovadora, os participantes do Latinoware: o Desafio CTF e o Hackathon LW2020.

O primeiro desafio será feito em duas etapas: o Jeopardy e o King of the hill. Jeopardy é uma modalidade de competição no estilo Capture The Flag (CTF) que na área Tecnologia da Informação são desafios que envolvem habilidades da segurança da informação como engenharia reversa, análise de códigos, criptografia, forense de dados, web hacking, redes, entre outros.

O segundo desafio é o Hackathon, uma maratona para que desenvolvedores, designers, sejam profissionais ou estudantes, criem soluções digitais que apoiem jovens em busca do primeiro emprego. O tema foi proposto para estimular a criação de soluções para ajudar jovens, especialmente em período de pandemia e isolamento social em que a economia sofre impacto negativo na maioria dos setores.

Sobre o evento

Promovido pela Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), o Congresso se consolidou como referência internacional ao promover debates de alto nível e servir como espaço para o compartilhamento de ideias e soluções.

Inscrições

Gratuita através do site: https://2020.latinoware.org/inscricoes-latinoware-2020/

Resumo da Programação

9h00: Cerimônia de abertura

Boas-vindas

Joaquim Silva e Luna – Diretor Geral (Itaipu Binacional)

Eduardo Castanheira Garrido Alves – Diretor Superintendente (PTI-BR)

Caravanas Virtuais

Representante das Caravanas da Região Norte: Ricardo Coelho

Representante das Caravanas da Região Nordeste: Bruno Nobre

Representante das Caravanas da Região Centro-oeste: Mauro Carrusca

Representante das Caravanas da Região Sudeste: Danielle Monteiro & Fábio Santos

Representante das Caravanas da Região Sul: César Brod

Falas Internacionais

México: Javier Gutt

EUA: Jon Maddog

Fala de encerramento dos representantes do evento:

Everton Pasqual – Diretor Superintendente de Informática (Itaipu Binacional)

Rafael Deitos – Diretor Técnico (PTI-BR)

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter