EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Latinoware tem atividades em Libras pela primeira vez

Compartilhe este conteúdo:

O 17Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) iniciou sua programação com uma série de novidades este ano. Pela primeira vez haverá atividades com tradutores intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A iniciativa ocorreu espontaneamente, quando o trabalho da acadêmica de ciência da computação da UFFS(Universidade Federal Fronteira Sul) de Chapecó foi aprovado. “Quando o trabalho foi aprovado, ela nos enviou uma mensagem explicando que é surda e perguntando como seria feita a apresentação no Latinoware. Vimos neste momento uma oportunidade para integrar e incluir um novo público ao evento”, disse Marcos Antônio Dellazari, coordenador do Latinoware pela Itaipu Binacional.

A atividade em Libras trouxe mais demandas: 32 interessados em participar do Latinoware em outros eventos com tradução. “Pedimos aos 32 interessados que escolhessem na programação mais 5 atividades que fossem as mais interessantes para eles. Em seguida, providenciamos o profissional para fazer a tradução em Libras”, explicou.

O Evento

A programação do Latinoware tem mais de 200 palestrantes confirmados, sendo 10 internacionais; 12 palcos (salas virtuais), totalizando mais de 240 atividades (oficinas, palestras e mesas). As inscrições seguem abertas e são gratuitas até o dia 04 de dezembro. Até o dia 02 de dezembro, o evento contava com mais de 4 mil inscritos, de todos os estados brasileiros e de outros países.

O evento está sendo transmitido online via site (www.latinoware.org), além de estar integrada em diversas redes sociais. Este ano, a novidade será a transmissão online via TikTok, integrando o congresso aberto em uma plataforma atrativa ao público jovem.

Programação com tradução em Libras

Palco: Mídia & Games

Data: 02/12/2020

Horário: 14:00 às 14:30

Título: Conheça os Recursos para realizar Live Streaming com o OBS Studio

Palestrante: José Roberto

Resumo: Como consequência do “novo normal” ocasionado pela pandemia, os eventos de tecnologia tiveram que ser reinventados. Para a realização de uma Live Streaming, mostrarei os principais recursos existentes no OBS Studio para auxiliar quem quer utilizar, por exemplo, em eventos de tecnologia.

Palco: LatinSec – Segurança Cibernética e da Informação

Data: 02/12/2020

Horário: 17:00 às 18:00

Título: Você está sendo observado: como seu relógio, câmera e eletrodoméstico estão de olho em você e roubando suas informações

Palestrante: Gilberto Sudré

Resumo: Relógios, câmeras, TVs e vários eletrodomésticos são hoje conectados a Internet. Todos eles fazem parte do grupo chamado de “Internet das Coisas” (IoT). Estes dispositivos têm causado grandes transformações no cotidiano das empresas e das pessoas. Porém, isso também significa que mais informações pessoais e de negócios podem ser acessadas e compartilhadas por eles para atacantes e concorrentes. Nesta palestra vamos conhecer as vulnerabilidades destes dispositivos e como se proteger para que eles não sejam utilizados para espionar você, sua família e sua empresa.

Palco: LatinSec – Segurança Cibernética e da Informação

Data: 03/12/2019

Horário: 17:00 às 18:00

Título Weaponize Python para Segurança Ofensiva em Infraestrutura 101

Palestrante: Sandro Melo

Resumo: Teste de Intrusão, também conhecido como Pentest, é uma abordagem relevante do universo da Cibersegurança, mas é um tipo de processo que demanda tempo, expertise, Planejamento, metodologia definida, e aí sim depois de tudo isso, deve-se pensar em ferramentas (weaponized / armamento). “Weaponized Python” permite ao Pentester otimizar o processo de Teste de Intrusão, haja visto que é possível automatizar cerca de 70% dos testes ou até um pouco mais.

Palco: Mídia & Games

Data: 04/12/2020

Horário: 14:00 às 14:30

Título: Montando um Projeto de Reconhecimento Facial Completo com OpenCV + face_recognition + Raspberry PI

Palestrante: Rogerio Ferreira

Resumo: Aprenda como montar um projeto de Reconhecimento Facial do Começo ao Fim com:

+ OpenCV

+ face_recognition

+ Python

+ R

+ Raspberry PI ou Outro Hardware Qualquer

Palco: SocialHack

Data: 04/12/2020

Horário: 15:30 às 16:00

Título: Tecnologia Assistiva à Favor da Independência do Ser Humano

Palestrante: Amanda Groth

Resumo: hoje em dia temos mais liberdade e democracia para fazer as coisas que queremos na nossa vida, graça a tecnologia, porém nos impede da falta da acessibilidade dentro da tecnologia que nos desanima e nos faz sentir excluído. Muitas vezes recebemos muita oportunidade através da internet ou por meio virtual, mas a falta de acessibilidade para sociedade moderna, parece absurdo não saber como superar na inclusão que falamos muito hoje em dia. A importância de desenvolver projetos da tecnologia assistiva, também é incluir as pessoas com diversidade. Não é apenas criar e gastar o tempo desenvolvendo tecnologia assistiva, sem ter empatia, sem convivência com as pessoas com diversidade, sem estudos e aprimoramento, e não incluir pessoas com diversidade neste projeto, e não saber as dificuldades que as pessoas passam se o público-alvo do seu projeto são para essas pessoas com diversidade.

Palco: Infraestrutura e ADM de Sistemas

Data: 04/12/2020

Horário: 17:00 às 18:00

Título: Ferramenta computacional que auxilia no mapeamento de doenças crônicas

Palestrante: Leonardo Venâncio Teixeira

Resumo: Apresentação de uma ferramenta computacional desenvolvida em JavaScript, utilizando Google Maps API. O projeto tem como objetivo principal de se mapear doenças na saúde utilizando dados em JSON, a partir de XML’s utilizados pelos sistemas do SUS. O projeto se encontra em desenvolvimento, porém já recebe dados em JSON a partir de API de geolocalizações.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter