EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Ministra da Cultura visita Parque Tecnológico Itaipu e destaca parcerias e políticas culturais

Compartilhe este conteúdo:

Essa visita reforça o compromisso do PTI em unir-se a parcerias com instituições como o MinC, visando o desenvolvimento de políticas culturais que promovam a inclusão social e o crescimento econômico

Na última sexta-feira, 07 de junho, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, realizou uma visita ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Durante a visita, a ministra ressaltou a importância da colaboração entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Itaipu Binacional, enfatizando a possibilidade de desenvolver projetos conjuntos que beneficiem a cultura e a economia da região.

Diálogo e Políticas de Fronteira — O encontro marcou o início de um diálogo promissor entre o PTI e o MinC. O diretor de turismo do PTI, Yuri Benites, destacou as diversas iniciativas que estão em consonância com as políticas já implementadas pelo Ministério da Cultura.

Essa visita reforça o compromisso do PTI em unir-se a parcerias com instituições como o MinC, visando o desenvolvimento de políticas culturais que promovam a inclusão social e o crescimento econômico.

Margareth Menezes destacou que é essencial reconhecer a cultura como um motor de desenvolvimento econômico e transformação social. “Precisamos deixar de tratar a economia da cultura sem uma visão de potencial. A cultura transforma vidas”, afirmou a ministra. Ela também mencionou que a cultura está intrinsecamente ligada ao turismo, servindo como uma âncora que enriquece a experiência turística, resgata memórias e preserva a história.

Além disso, também destacou que a importância das políticas de fronteira, um tema já em pauta no MinC, que está explorando a criação de uma Lei Rouanet específica para as culturas de fronteira.

Junto ao diretor de turismo, estiveram presentes a diretora administrativo-financeiro do PTI, Clerione Herther; Juca Rodrigues, diretor-presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu; Thaísa Praxedes, diretora cultural também da Fundação Cultural; Silvana Gomes, gerente de turismo sustentável do PTI; Felipe Cavalcanti, coordenador de cultura do PTI; Jihad Abu Ali, diretor de assuntos internacionais da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu; além do time de comitiva da Ministra da Cultura.

Visita à Itaipu Binacional — Além do PTI, a ministra também visitou a Itaipu Binacional, conhecendo o funcionamento da usina hidrelétrica.

Aline Teigão, gerente da divisão de iniciativas de turismo da Itaipu, destacou que as nos 50 anos de história, a empresa soma inúmeras iniciativas voltadas a pauta da cultura. “A partir dessa articulação junto com PTI e o MinC, podemos criar iniciativas que não só preservem nossa herança cultural, mas também incentivem o desenvolvimento econômico e social das comunidades originárias da região, e dos municípios lindeiros,” afirmou Aline.

A ministra enfatizou que o Brasil está em um momento de reconstrução e que o mundo está aberto para o país. “A cultura é viva e precisa ser tratada com a seriedade e o respeito que merece. Ao reconhecermos seu potencial econômico e social, chegamos mais efetivamente àqueles que mais precisam”, concluiu Margareth Menezes.

Fotos: Gabriel/Itaipu Fotos

 

MG 9210

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter