EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Mulheres na Cibersegurança é tema de evento promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu  

Compartilhe este conteúdo:

 Iniciativa reuniu dezenas de participantes buscando incentivar a presença feminina na cibersegurança e promover igualdade de gênero no setor  

Com o objetivo de fomentar a representatividade feminina na área da tecnologia, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) realizou nesta última quinta-feira (23), o evento “Mulheres na Cibersegurança: Ladies In Cyber”. A iniciativa reuniu dezenas de participantes com a proposta de promover a diversidade de gênero no setor, trazer conhecimento para mulheres sobre cibersegurança e valorizar os sucessos das mulheres nesse campo. 

Durante a abertura do evento, a gerente da área de gestão de pessoas do PTI, Maryana Gavioli, representando a diretora administrativo financeira, Clerione Herther, destacou que o Parque tem orgulho em organizar e sediar esse momento histórico e significativo para todas as mulheres, para unir e compartilhar conhecimentos, experiências e inspirar umas as outras. “Hoje celebramos não só esse encontro, mas o potencial e a determinação das mulheres de transformar o campo da tecnologia em um ambiente mais inclusivo e diverso”, ressaltou. 

 A diretora técnica do Parque Tecnológico Itaipu Paraguai, Carolina Villasanti López, deu as boas-vindas as participantes e ressaltou a oportunidade de compartilhar a sua trajetória profissional, desafios e conquistas para inspirar outras mulheres. Ela palestrou sobre o tema “Desafios e Oportunidades na Busca pela Equidade de Gênero na Tecnologia”. 

Carolina é engenheira eletrônica, com mestrado em sistemas elétricos de potência e especializações em segurança da informação; cibersegurança industrial; segurança cibernética; norma de segurança cibernética industrial ISA99/IEC62443 e desenvolvimento de sistemas para internet. Possui, ainda, mais de 16 anos de experiência na superintendência de operações da diretoria técnica da Itaipu Binacional. 

“Vamos contagiar mais mulheres para brilharem como profissionais no mundo da TI. Por mais desafios e obstáculos que possamos ter, não vamos permitir que outros nos desmotivem, nem pensar em barreiras invisíveis. Vamos brilhar e fazer outras mulheres brilharem”, reiterou a diretora técnica do PTI-PY. 

O tema “Papel da Mulher na TI, o Cuidado com Proteção Digital e Inteligência e Ameaças Cibernéticas”, também esteve em destaque durante o evento. A analista de segurança da informação com especialização em Threat Intelligence e combate a fraudes em meios de pagamento e criadora da marca Menina de Cybersec, Sabrina Ramos, disse que o evento representa um start que vai motivar as mulheres a buscarem o próprio lugar delas na cibersegurança. “É acender uma fagulha da criatividade que motiva a gente ir atrás. Incrível o trabalho que o PTI fez abrindo esse espaço do diálogo, para a gente tirar dúvida. É imprescindível e muito importante. Acredito que abrimos um mundo novo para elas”, ressaltou. 

A estagiária do centro de Segurança Cibernética do PTI e estudante de engenharia de software, Maria Damo, também realizou a apresentação do Projeto “Mulheres na Cibersegurança: Ladies In Cyber”. A iniciativa tem o propósito enfrentar a desigualdade de gênero na área de segurança cibernética, criando um ambiente e uma comunidade de apoio inclusivo, para mulheres que se interessam em ingressar na área, oferecendo mentoria de profissionais da área qualificados. “O evento foi um passo de início para apresentar para as mulheres o Projeto Ladies In Cyber e impulsionar o conhecimento e o descobrimento sobre segurança cibernética”, afirmou Maria. 

O evento foi encerrado com uma mesa redonda, onde as participantes puderam realizar um bate-papo com as convidadas sobre as temáticas abordadas durante as palestras.  

 Conheça o Centro de Segurança Cibernética 

O Centro de Segurança Cibernética do Parque Tecnológico Itaipu, vinculado a Diretoria Técnica, é um espaço de fomento à mentalidade de Segurança da Informação e Segurança Cibernética, voltado ao desenvolvimento de recursos humanos e de soluções tecnológicas especializadas em proveito da proteção das Infraestruturas Críticas (IEC), a partir do desenvolvimento de produtos e serviços para o mercado e parcerias com entidades públicas governamentais, com foco na atualização tecnológica da Usina de Itaipu. 

Conheça as iniciativas e projetos do centro acessando: https://www.pti.org.br/seguranca-cibernetica/ 

MicrosoftTeams image (62) s6a4847 53741841213 o s6a4851 53742069330 o s6a4813 53740723397 oWhatsApp Image 2024 05 23 at 09.14.37

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter