EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Novas instalações de tecnologias no sandbox “Vila A Inteligente” consolidam sucesso do Smart Vitrine para Foz do Iguaçu  

vila a inteligente

Compartilhe este conteúdo:

Quatro novas soluções tecnológicas foram instaladas no bairro e, nos próximos meses, mais 17 novas empresas se juntam para participar da maior vitrine tecnológica em smart cities do Brasil. 

Criado em 2021, o Smart Vitrine tornou-se o principal mecanismo de atração de empresas e soluções tecnológicas em smart cities. Essas empresas buscam, principalmente, testar e validar suas tecnologias no 1º e maior sandbox em bairro público do País, o Vila A Inteligente.   

Fundado pelo Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), Itaipu Binacional, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, o programa é considerado por todos um grande case de sucesso. Realizou, até agora, 4 ciclos de convocação, buscando, dessa forma, soluções nas mais diversas áreas: meio ambiente, urbanismo, saúde, educação e outros eixos temáticos.  Ao todo, mais de 65 empresas e startups já se inscreveram para fazer parte do ecossistema de Foz do Iguaçu em cidades inteligentes, sendo duas internacionais (França e Paraguai).   

Estima-se, até fevereiro de 2023, 26 soluções sendo testadas e validadas dentro do Vila A Inteligente. Isso resultará não só na democratização do acesso às infraestruturas tecnológicas, como também em investimentos por parte destas empresas em Foz do Iguaçu que, ainda em outubro de 2022, já ultrapassavam os R$600mil.  

Para Tiago Faierstein, gerente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial): “O Smart Vitrine ajuda a mostrar que o sandbox é um instrumento regulatório. Dessa maneira é importante para atração de empresas, desenvolvimento de negócios e, principalmente, qualificação de soluções para melhoria da qualidade de vida. É um edital que foi um sucesso! Várias empresas aderiram. Logo iniciarão outros ciclos e mais empresas vão aderir. Como resultado, vai trazer maior desenvolvimento econômico para Foz do Iguaçu, além de mais atração de empresas, geração de empregos e fomento a empreendedores e startups.”  

Novas instalações de tecnologias no Vila A Inteligente  

Das soluções já instaladas e testadas pela população, algumas tornaram-se queridinhas. É o caso, por exemplo, da Icehot, dispenser de água quente e fria, que inclui oferta de água para animais e, ainda, tem um dispositivo que refresca e hidrata os que por ela passam. Poucos meses após sua instalação, ainda em abril/22, a tecnologia já havia sido utilizada mais de 138.000 vezes. E isso resultou, então, na economia de, em média, 39.800 novas garrafas plásticas de água.  

Para Alex Oliveira, Fundador da IceHot, “o programa foi a porta de entrada no Estado do Paraná. Desde que instalamos o nosso produto no Vila A Inteligente em fevereiro de 2022, nos conectamos com outros municípios do estado. Assim, até o final desse ano, estaremos presentes em mais 8 cidades do Paraná”. 

oleoponto

Já a ÓleoPonto, tecnologia desenvolvida para estimular o descarte correto de óleo vegetal, oferecendo em troca um clube de benefícios, coletou, em cerca de 6 meses, mais de 1.176 litros de óleo. Isso evitou, portanto, que mais de 29,4 milhões de litros de água fossem contaminados. A máquina encontra-se instalada no estacionamento do Supermercado Líder que, por meio de seu Diretor Administrativo, José Carlos Lin, ressalta: “consideramos uma iniciativa relevante com um sistema viável, eficiente, tecnológico e ecologicamente correto, contribuindo, enfim, para a preservação do meio ambiente. Estamos felizes em poder fazer parte deste projeto!” 

Agora, mais 4 novas tecnologias foram instaladas em Foz do Iguaçu. Com o objetivo de testar suas soluções e, junto às demais, impulsionarem o desenvolvimento de novos negócios na cidade, melhorando a qualidade de vida da população. 

Conheça mais sobre cada uma:
  • Piipee: Equipamentos alimentados com produtos químicos desenvolvidos para reagir com a urina e dispensar o uso de descarga em sanitários. Essa tecnologia está instalada e sendo testada pelos alunos e professores da Escola Municipal Prof. Josinete Holler Alves Santos. 
  • DriveOn: Aplicativo que avalia o comportamento de motoristas e remunera informações geradas, com cryptomoedas. Os alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE testam a aplicação. 
  • Juganu: Equipamentos de sanitização de ambientes com luz LED modificada que eliminam microrganismos, por meio do espectro de luz UVA e UVC. Essa tecnologia encontra-se instalada em espaços da UPA João Samek. 
  • Bot From Bot: Plataforma automatizada para criação de chatbots poliglotas usando Inteligência Artificial, sem demanda de técnicos. A empresa Solius Energia Solar usa a solução para testá-la. 

Para o Secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu, Rafael Sanches, “a cidade encontra-se em pleno desenvolvimento. Captou investimentos para obras estruturantes que vão dar uma nova dinâmica à cidade. Atrelado a isso, está o atual desafio dos gestores em modernizar os serviços públicos e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.  Neste sentido, o programa Vila A inteligente materializa a entrega de soluções tecnológicas, inovadoras e sustentáveis diretamente aos munícipes, permitindo também que gestores da prefeitura possam fazer uma avaliação dos produtos e criar estratégias de replicá-las por toda a cidade.” 

Nos próximos meses, mais 17 novas tecnologias selecionadas e que estão em fase de formalização e instalação, aterrissam em Foz do Iguaçu para integrar essa vitrine que, em menos de dois anos, já recebeu mais de 200 prefeituras do Brasil todo, colocou a cidade no mapa como referência em cidades inteligentes e, ainda, é uma das responsáveis por movimentar e diversificar a economia da cidade, estimulando, principalmente, o empreendedorismo inovador. 

Acompanhe tudo sobre o Smart Vitrine e saiba mais sobre as 26 startups selecionadas acessando o Instagram @ptibrasil.
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter