EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Novos conselheiros da Fundação PTI-BR tomam posse   

POSSE CONSELHO FISCAL CURADOR PTI2022KS 29 scaled
POSSE CONSELHO FISCAL CURADOR PTI2022KS 29 scaled

Compartilhe este conteúdo:

Na Fundação PTI, são nove novos integrantes do Conselho Curador e dois do Conselho Fiscal.  

Foram nomeados nesta terça-feira (3), no Centro Executivo de Itaipu Binacional, os novos integrantes dos conselhos Curador e Fiscal da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).  

Na Fundação PTI, são nove integrantes do Conselho Curador (seis titulares e três suplentes) e dois no Conselho Fiscal (um titular e um suplente), que exercerão seus mandatos na gestão 2022-2025.  

A cerimônia ocorreu na Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) e reuniu toda a diretoria da binacional e da Fundação PTI. O termo de posse foi assinado pelo diretor-geral brasileiro, Anatalicio Risden Junior. 

Os novos membros titulares empossados são Aldry Lucena (AS.JD), Henrique Masson Vidal (SG.AD), Joni Madruga Garcia (AS.TE) e Marcia Aparecida Tontini (PE.GB), todos indicados por Itaipu, e Antonio Marcos Massao Hachisuca (indicado pela Unioeste) e Edinardo Antonio Borba De Aguiar (indicado pela Prefeitura de Foz de Foz do Iguaçu). 

Para as vagas de suplentes, tomaram posse Fabricio Rocha (MTAA.DF) e Olímpio dos Santos Filho (PC.CD), ambos de Itaipu, e Anderson Coldebella, do Instituto Federal do Paraná/IFPR.  

No Conselho Fiscal, os novos integrantes são Cristiano Bublitz (OCCO.DF, efetivo) e Sabrina Aparecida Xavier Boer (OCCA.DF, suplente).  

O diretor administrativo, Paulo Roberto da Silva Xavier, deu as boas-vindas aos novos conselheiros e falou sobre a diretriz da atual gestão de Itaipu, de otimizar a sinergia entre empresa e fundação. “O objetivo é tornar o nosso parque tecnológico um dos mais competitivos da região. E não é uma tarefa fácil, a região Sul do País é uma das que mais produz tecnologia no Brasil”, salientou. 

Paulo Roberto também anunciou um amplo programa de capacitação para os conselheiros das fundações instituídas pela empresa. A intenção, segundo ele, é dar mais ferramentas para os novos conselheiros, que já possuem notório saber e são profissionais de altíssima qualidade. Esta iniciativa permitirá ampliar os horizontes e clarificar os conceitos de inovação, ecossistema de inovação e, em particular, parques tecnológicos. Desta forma, a interação será muito mais proveitosa. 

O diretor superintendente da Fundação PTI, Eduardo Garrido, lembrou que o parque tem ampliado a sua atuação, não apenas em inovação, mas também como instituição científica e tecnológica e na produção de equipamentos para atender demandas da Diretoria Técnica de Itaipu. Outro papel destacado é a atração de empresas de base tecnológica e o fortalecimento socioeconômico da região. “Então é um modelo híbrido que nos move.” 

Falando em nome do Conselho Curador recém-empossado, Aldry Lucena sublinhou o esforço pessoal de cada integrante para os bons resultados e a contribuição do PTI – mesmo indiretamente – para que Itaipu cumpra sua missão de gerar energia com qualidade e responsabilidade social. “Nesse sentido, o PTI e a Itaipu produziram, juntos, um benefício intangível para a sociedade. E esse bem intangível – emprego, habitação, tecnologia – é um bem que vale a pena”, afirmou. 

A função do Conselho de Curadores é deliberar assuntos relativos ao estatuto e ao planejamento estratégico da fundação. O Conselho Fiscal delibera sobre os assuntos contábeis relacionados à Fundação PTI e todos os integrantes são de Itaipu.  

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter