EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Oeste do Paraná ganha com parceria entre principais atores de Inovação, PTI-BR e AcicLabs

Kiko Sierich/ PTI

Compartilhe este conteúdo:

Além de fortalecer o ecossistema de inovação regional, a parceria abre novas possibilidades para startups e empresas que poderão permear entre as duas instituições e receber apoio de ambas.

Respirar e viver inovação é uma das premissas de dois protagonistas do ecossistema de inovação do Oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a AcicLabs, Aceleradora e Hub de Inovação da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Por isso, nesta quarta-feira, 11 de agosto, foi assinado um termo de cooperação técnica e científica entre as instituições, visando, de forma conjunta, estimular projetos voltados à inovação e desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado, por meio da organização conjunta de atividades e acesso e utilização recíproca dos espaços de cada instituição.

O aperto de mão resulta em apoio mútuo, ou seja, startups e empresas ligadas a cada uma das instituições terão acesso às instalações, eventos e programas promovidos da outra, de modo a gerar conexões e colaboração entre os atores da inovação.

Kiko Sierich/ PTI

A palavra de ordem é conexão. “Nosso papel é justamente conectar ecossistemas”, comenta o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis. “Temos uma região muito forte em diversas frentes do mercado, porém no que se refere à inovação, estamos dando os primeiros passos, iniciando a composição da nossa rede estratégica”. Regis ressalta ainda que essas parcerias não são apenas incentivos, mas sim para estimular e diversificar a economia da região. “Tudo tem um propósito maior”, diz o diretor, “e entendemos nosso potencial para, além de grãos e outras riquezas, exportar tecnologias”.

O fortalecimento da ideia de inovação no Oeste do Paraná é uma necessidade latente, conforme menciona o presidente da ACIC, Genesio Pegoraro. “Estamos muito contentes com a evolução e crescimento da AcicLabs, e essa parceria com o PTI Brasil vem para fortalecer este processo. Esse é um avanço que precisa ser comemorado, porque aproxima forças de um segmento em expansão e que se conecta com transformações determinantes”.

Para Siro Canabarro, diretor de inovação da ACIC, o futuro resume-se em inovar. “E quando eu digo isso”, conta Canabarro, “me refiro não somente como consumidor de inovação, mas sim como produtor e fomentador”. O diretor considera a assinatura do termo com o PTI um marco para a aceleradora e hub de inovação da entidade.

Empresas que entregam soluções reais

Ainda durante a assinatura, cinco startups falaram de seus projetos – Westsoftware, Saara & Cé Engenharia, Ostomiza, Lolita e Manfing. Quatro destas fizeram parte do Desafio Inova Oeste 2020, promovido pelo PTI-BR. Para Kamilla Loyane, CEO da Lolita App, após a parceira com o Parque Tecnológico, o crescimento da empresa foi exponencial. “Nos últimos oito meses, saltamos de 15 para 40 empresas parceiras ao nosso produto”, comenta a empreendedora. O avanço foi tão grande que Kamilla viu a necessidade de deixar de lado seu primeiro amor, a estética, e se dedicar apenas ao empreendimento. “Estamos localizados em Cascavel, então agora, com essa parceria, nos sentimos cada vez mais próximos do Parque e melhor assessorados”.

Kiko Sierich/ PTI
EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter