EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu e a FINEP pretende impulsionar empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico

53741961709 dee80d3a4c k

Compartilhe este conteúdo:

O Parque Tecnológico Itaipu sediou nessa quinta-feira, 23, o evento de lançamento do projeto FINEP Parque, uma parceria estratégica entre o Parque e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O projeto visa impulsionar ações e mecanismos de promoção ao empreendedorismo, pesquisa e inovação. 

Segundo o diretor superintendente do Parque, Irineu Colombo, o lançamento do FINEP Parque marca um passo importante e com impacto significativo no cenário nacional e internacional de tecnologias emergentes. “Este projeto é um marco significativo para o PTI e para toda a região. Nosso objetivo é criar um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento tecnológico, com impacto direto na economia local e na geração de empregos”, afirmou Colombo durante seu discurso.  

A iniciativa busca ainda ampliar a atração de investimentos e capital além de expandir as oportunidades de negócios. Os resultados esperados do projeto FINEP Parque incluem o fomento a inovação, a conexão eficaz entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empresas, além da geração de novas startups e empresas de base tecnológica.  

Um dos principais momentos do evento foi a assinatura do termo de compromisso de adesão aos programas de fomento à cultura empreendedora pelas instituições de ensino superior: Descomplica Uniamérica, Unioeste e UNILA. Esses programas são destinados ao desenvolvimento de alunos e à geração de ideias de negócios, potencializados pela incubadora Santos Dumont. Além da assinatura, foram firmadas parcerias para a operação conjunta no escritório de captação de recursos e investimentos, envolvendo instituições de fomento e entidades governamentais.   

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Enio Verri, Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional; o Diretor Superintendente do PTI, Professor Colombo; o Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FINEP, Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho; o Diretor de Negócios e Empreendedorismo, Eduardo de Miranda; o Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da FINEP, André de Castro Pereira Nunes e do Coordenador Centro de Empreendedorismo, Wilmar Ribeiro Junior.

Após a cerimônia oficial, os presentes foram convidados a visitar o escritório de projetos, a planta de hidrogênio e o Cibiogás. Esses locais exemplificam o potencial tecnológico do PTI e demonstram as iniciativas práticas que estão sendo desenvolvidas para promover a sustentabilidade e a inovação.  

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter