EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Parque Tecnológico Itaipu terá primeiro laboratório de Infraestrutura da Qualidade com foco no desenvolvimento de cidades inteligentes do Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Iniciativa da ABNT, Abrac, Inmetro e PTI trará mais confiança às tecnologias desenvolvidas na Vila A, bairro inteligente de Foz do Iguaçu.

Foi inaugurado, nesta terça-feira, o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (IQ) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR). Iniciativa pioneira no Brasil, o laboratório aproximará as instituições que fornecem soluções de Infraestrutura da Qualidade dos desenvolvedores de tecnologia, com foco na temática das cidades inteligentes. O objetivo é gerar mais confiança aos produtos e serviços desenvolvidos no local, ampliando a qualidade de vida à população.

O projeto é uma parceria entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Parque Tecnológico Itaipu. No local, empresas que estão desenvolvendo soluções para cidades inteligentes terão acesso direto aos profissionais das instituições parceiras, que poderão orientar e trabalhar conjuntamente em questões relacionadas à metrologia, às normas técnicas e à avaliação da conformidade.

Na segunda-feira (29/11) um Acordo de Cooperação entre o Centro Universitário UDC (instituição iguaçuense) e a ABNT foi assinado a fim de definir a participação de estudantes e professores da UDC como força de trabalho do Laboratório.

“Estamos dando mais um passo em nossa missão de prover soluções de infraestrutura da qualidade ao setor produtivo, porque acreditamos que a qualidade de produtos e serviços gera um ciclo virtuoso de geração de valor e de desenvolvimento. Quanto maior a qualidade do produto, maior seu valor agregado e isso se traduz em aumento da qualificação profissional, em melhores salários e em maior poder de compra. Queremos estar sempre junto ao setor produtivo na fronteira do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, seguras e confiáveis”, sublinhou Marcos Heleno Guerson, presidente do Inmetro.

De acordo com o general Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI-BR, este é mais um passo rumo ao caminho de tornar Foz de Iguaçu reconhecida como uma cidade inteligente de referência. “O laboratório, bem como a parceria com o Inmetro, traz credibilidade ao processo de implementação das tecnologias inteligentes”, comenta Garrido. O diretor também afirma que a expectativa é que a partir de agora a quantidade de empresas que buscam atuar no Vila A Inteligente, se multiplique. “É um próspero momento para Foz do Iguaçu”, acrescentou.

Soluções

O Programa Vila A Inteligente prevê a adoção de tecnologias para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana, ambiental e integração social. Até o momento, seis startups já foram selecionadas para instalar e testar suas soluções com negócios que vão de estações de hidratação para espaços públicos com água quente e fria para pessoas e pets a monitoramento para redes elétricas, passando por sistema inteligente de informações para pontos de ônibus.

“A ABNT, sendo única representante da International Organization for Standarlization (ISO), contribuirá de forma efetiva com o Laboratório de Infraestrutura da Qualidade, oferecendo um arcabouço normativo moderno para auxiliar as cidades a orientar e avaliar o desempenho da gestão de seus serviços urbanos, bem como seu respectivo impacto na qualidade de vida das pessoas”, destacou Mario William Esper, presidente da ABNT.

Para Alexandre Xavier Martins, vice-presidente de Produtos da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), a infraestrutura da qualidade no Brasil precisa desde já estar atenta para velocidade e adequações necessárias. “Uma das principais macrotendências globais é a transformação digital e, dentro desse contexto, as cidades inteligentes são um elemento fundamental a considerar, envolvendo regulamentação, normalização, avaliação da conformidade e é para isso que estamos nesse projeto”, comentou o representante da entidade.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter