EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Perguntas sobre semáforos e demais tecnologias instaladas no Itaipu A, foram temas de bate-papo entre moradores e instituições no I MeetUp Vila A Inteligente

Fotos: Kiko Sierich/PTI-BR

Compartilhe este conteúdo:

Evento contou com adesão expressiva de moradores do bairro, gerando diálogo leve e informal entre moradores, empresários, e instituições que executam o Programa Vila A Inteligente.  

Diálogo, escuta atenta e muita informação. Nesta segunda-feira, 22 de novembro, aconteceu no Barracão Happy Hour, o I Meetup voltado à população do bairro Itaipu A, para tratar sobe o Programa Vila A Inteligente, o primeiro bairro público Sandbox inteligente do Brasil, que completa seu primeiro ano de tecnologias instaladas nas vias da vila.  

As questões levantadas pelos moradores e empresários da região, foram respondidas atentamente pela equipe do PTI Brasil.  “Por se tratar de um espaço de experimentação, o Vila A Inteligente não está livre de erros”, comenta Rodrigo Regis, diretor de negócios e inovação do Parque. “Sendo um ambiente controlado, as adaptações e aperfeiçoamentos são realizados continuamente, até que seja alcançado o resultado almejado”, complementa. “Haverá soluções em pleno funcionamento, mas também teremos que corrigir erros de outras, até que se tornem ideais para o local”.  

O espaço onde estão instaladas as tecnologias do Vila A é um ambiente de experimentação, chamado Sandbox, que se caracteriza como um espaço de validação técnica e tecnológica de soluções para Cidades Inteligentes. Além disso, também é um espaço que visa oferecer melhor qualidade de vida para a população, seja via tecnologias ou empreendedorismo, sempre visando o desenvolvimento do bairro. A essência do ambiente é ser um espaço de experimentação e melhoria continua, e assim permanecerá enquanto o Programa Vila A Inteligente estiver vigente. 

As tecnologias que já estão disponíveis no bairro visam oferecer mais comodidade ao dia a dia da população sociedade. General Garrido, diretor superintendente do PTI-BR, contextualizou sobre a história do Programa. “Quando falamos de cidades inteligentes, falamos de qualidade de vida do cidadão. O objetivo do Programa Vila A Inteligente é testar a assertividade de soluções de cidades inteligentes em um espaço urbano real, com experimentação e validação de tecnologias em benefício do bem-estar da população e geração de negócios 

A grande vantagem está no fato que um ambiente de testes controlado permite que os erros sejam corrigidos com maior agilidade, garantindo maior assertividade e inteligência às soluções. E a população participa ativamente do processo de validação e aperfeiçoamento dessa solução. Assim, os ofertantes de tecnologia são melhor direcionados, os contratantes tomam decisões mais assertivas e a população, a maior beneficiada, tem sua qualidade de vida priorizada.  

A gratidão de quem faz história no bairro 

Dona Isabel, moradora há mais de 40 anos do bairro Itaipu A, trabalhou por 10 anos nas empresas que construíram a Usina de Itaipu, e hoje, dona do Barracão Happy Hour, tem orgulho e gratidão por fazer parte da história da Vila A. “Esse bairro é tudo pra mim, e receber esse evento aqui, com pessoas tão especiais, é o que faz minha vida valer a pena”.  

Os atores do Vila A Inteligente 

A realização é uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), a Itaipu Binacional, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, com apoio da Copel e Inmetro. Este último entra como importante parceiro para o Programa, pois garantirá que as tecnologias testadas são seguras e eficazes para poderem ser replicadas em outros municípios do Brasil.  

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter