EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Pinhais é a primeira cidade a receber Ciclo de Palestras de Carpinejar, promovido pela Itaipu e PTI

Compartilhe este conteúdo:

Evento destinado a professores e professoras passará por outros dez municípios; escritor e influenciador digital Fabrício Carpinejar aborda a sustentabilidade na prática pedagógica

 

Centenas de docentes da rede municipal de ensino da Região Metropolitana de Curitiba acompanharam nesta terça-feira (28), em Pinhais, a primeira de uma série de palestras que o escritor e influenciador digital Fabrício Carpinejar está ministrando a convite da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Com o tema “Sustentabilidade na Prática Pedagógica – o cuidado de si, do outro e do planeta”, Carpinejar trouxe uma série de reflexões para professoras e professores, em um chamado para “despertar”.

“Iniciamos esse trabalho com os professores e professoras, que estão diretamente ligados a crianças, adolescentes e jovens, e poderão trabalhar novas práticas para o futuro com esse olhar que considera o meio ambiente e a sustentabilidade”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni. “Queremos fazer esse trabalho de uma forma conjunta, para formar mentes e consciência crítica, e reconhecer a importância da ciência e do conhecimento para termos um mundo mais sustentável”, complementou.

O diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Irineu Colombo, destacou que a Itaipu, com a abordagem de ser muito mais do que energia, está trabalhando o conceito de sustentabilidade com mais vigor e buscando a mudança de consciência por parte da sociedade, especialmente neste momento em que há tantos desafios a enfrentar, como é o caso das mudanças climáticas.

“Este é um momento muito importante para despertar e nós, do PTI, que damos suporte para a Itaipu inclusive com o desenvolvimento de tecnologias, queremos apoiar o pontapé inicial do programa de Governança Participativa para a Sustentabilidade”, comentou Colombo.

Um não à invisibilidade e à pressa

Fabrício Carpinejar defendeu que não podemos deixar ninguém invisível. “Não importa de onde vem, para onde vai, o sobrenome ou a função, não podemos deixar ninguém desaparecer ao nosso lado.” Por meio de diversos relatos pessoais, o escritor também alertou para a importância de não termos pressa e não ficarmos alheios ao que acontece ao nosso redor.

“A pressa faz com que você não enxergue nem a si mesmo, nem quem está ao seu lado”, disse. Ele reforçou ainda o papel da educação na transformação da sociedade e afirmou que a área deve ser cada vez mais integrada e humanista.

Além de Pinhais, Carpinejar passará por outros nove municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul que fazem parte da área de influência da Itaipu, que desde 2023 foi ampliada para 424 municípios dos dois estados. A próxima palestra está prevista para acontecer nesta quarta-feira (29), em Matinhos.

Governança Participativa

O ciclo de palestras do Carpinejar integra a iniciativa da Itaipu e do PTI “Governança Participativa para a Sustentabilidade”, lançada em março deste ano.

O objetivo é fomentar o envolvimento e esforços de pessoas, instituições, empresas e governos na construção de estratégias para dar soluções aos problemas enfrentados pela sociedade e para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

E, ainda, fortalecer políticas públicas nas esferas municipais, estaduais e federais que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas e com a sustentabilidade ambiental.

Ações previstas

A Educação foi a área escolhida como participante da primeira ação da iniciativa por ser o principal instrumento para a formação de pessoas que sejam capazes de reconhecer valores, assimilar conceitos e desenvolver competências. Além dos seminários voltados a professores, o convênio da Itaipu e do PTI prevê oficinas, apresentações culturais, capacitações de merendeiras, entre outras atividades para incentivar a participação social e a governança participativa.

 

Texto: Imprensa Itaipu

Crédito fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter