EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Por que e como produzir hidrogênio verde?

Produzir hidrogênio verde: combustível, eletricidade e fertilizantes.

Compartilhe este conteúdo:

O Brasil é um dos líderes mundiais capazes de produzir hidrogênio verde de maneira economicamente viável e renovável, por possuir disponibilidade e diversidade de fontes renováveis de energia.

 

Com uma matriz energética renovável com grande potencial de expansão e diversificação, o Brasil pode atuar como protagonista no processo de transição energética mundial, contribuindo com a descarbonização dos setores produtivos e atuando como vale de pesquisas e desenvolvimento de soluções inovadoras em hidrogênio, principalmente o verde, para o mundo.

A utilização de tecnologias do hidrogênio é fundamental para impulsionar a transformação energética, pois o hidrogênio produzido dentro de um arranjo sustentável o torna um dos possíveis novos vetores também no mercado de gás. A superação de desafios dessa tecnologia, principalmente econômicos, pode beneficiar os meios de produção, armazenamento, distribuição e consumo de energia, incluindo a conscientização por novos hábitos e comportamentos sociais. Além claro, da consolidação de um consenso da sociedade sobre a necessidade de restringir as emissões de gases associadas à produção de energia e que impactam negativamente o meio ambiente.

Como citado anteriormente, hidrogênio é denominado “verde”, ou sustentável, quando a emissão global de CO2 no processo de geração é nula, ou negativa. Um exemplo é a produção pelo processo da eletrólise da água (gerando como produto moléculas de hidrogênio e oxigênio) com o uso da eletricidade de origem renovável. O hidrogênio verde pode servir como insumo sustentável para a cadeia de produção industrial (siderúrgica, química, petroquímica, agrícola, alimentícia entre outras) e como combustível para o mercado de energia e transporte.

Também pode ser utilizado como combustível para alimentar um motor à combustão interna ou uma célula à combustível para gerar energia elétrica. As células à combustível têm vantagens significativas de eficiência, principalmente elétrica, quando em comparação ao motor à combustão interna, tornando-se, assim, o principal dispositivo para conversão da energia química do hidrogênio em energia elétrica.

Na Planta Experimental de Hidrogênio do PTI-BR, o hidrogênio verde vêm sendo produzido há quase 7 anos, e contém toda a infraestrutura de equipamentos para a produção, armazenamento e aplicação deste hidrogênio. A Planta utiliza atualmente o processo de eletrólise da água para a produção do hidrogênio e energia elétrica renovável, proveniente da Usina de Itaipu ou da planta de geração fotovoltaica.

Desse modo, o cenário do hidrogênio verde no Brasil é extremamente propício para a produção de hidrogênio verde para exportação ao mundo, o que coloca o Brasil como protagonista nessa nova economia que está se desenvolvendo, com a possibilidade de geração de empregos em diversos setores, mas também explorando as demais formas de obtenção de hidrogênio, conforme orientado no PNE 2050.

Quer saber mais sobre como produzir hidrogênio verde e a atuação do Parque Tecnológico Itaipu na temática? Acompanhe os próximos conteúdos em nosso site e redes sociais.

Leia aqui o primeiro conteúdo da série: O futuro chegou: vamos falar sobre hidrogênio e sustentabilidade?

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter