EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Prefeitos do Paraná visitam o Parque Tecnológico Itaipu para conhecer projetos na área de ciência e tecnologia 

Visita prefeitos Paraná ao PTI

Compartilhe este conteúdo:

A visita possibilitou aos gestores públicos, de 11 diferentes cidades, a oportunidade de conhecer a atuação e as competências do PTI-BR. 

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) recebeu nessa sexta-feira (19), a visita de uma comitiva de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 11 cidades do Estado do Paraná. A iniciativa teve como objetivo apresentar os projetos, as soluções e ações em ciência, tecnologia e inovação desenvolvidos pelo Parque Tecnológico, além de ampliar conexões e sinergias com os gestores públicos para o desenvolvimento de futuras parcerias.  

A comitiva, liderada pelo Deputado Estadual Arilson Chiorato, recebeu as boas-vindas da diretora administrativo-financeira, Clerione Rocha; diretor técnico, Alexandre Gonçalves Leite; e do diretor de negócios e inovação, Eduardo de Miranda, que apresentou aos visitantes a atuação do Parque Tecnológico voltada para a gestão do ecossistema de inovação, desenvolvimentos de soluções tecnológicas, gestão educacional e turismo.  

Visita prefeitos Paraná ao PTI

Os gestores públicos também tiveram a oportunidade de participar de uma apresentação do Centro de Arquitetura e Engenharia, que atua com linhas de planejamento urbano, supervisão de obras e elaboração de projetos utilizando a metodologia BIM. No Centro de Inteligência e Gestão Territorial, eles puderam acompanhar as soluções na área ambiental que visam garantir o desenvolvimento regional sustentável. 

O LivingLab foi outro destaque da agenda. No local, a comitiva conheceu o laboratório aberto para demonstração, aplicação do uso e avaliação de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes. No LabMaker, laboratório de ideação, prototipação e educação, os representantes públicos inteiraram-se sobre as atividades e oficinas proporcionadas as crianças para despertar o interesse pela tecnologia, inovação e a criatividade. A agenda foi encerrada com uma visita panorâmica a Itaipu Binacional.  

Visita prefeitos Paraná ao PTI

O deputado estadual, Arilson Chiorato, destacou a relevância da agenda com prefeitos e vice-prefeitos de todas as regiões do estado. “É importante que eles conheçam as tecnologias e o papel do PTI. Existem projetos tecnológicos e educacionais que possuem um desempenho social muito importante para a sociedade. Como as prefeituras podem fazer parcerias para os serviços que estão sendo apresentados aqui e são soluções do PTI”, disse. 

O prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto, descreveu a visita como fantástica. “Conhecendo o Parque Tecnológico a gente vê as possibilidades de soluções para demandas não só do meu município, mas de todo o noroeste, seja na questão ambiental, de resíduos sólidos ou de trânsito. Não tínhamos a noção de volume de tecnologias que o PTI tem e que estão prontas para resolver demandas da região e serem aplicar nas nossas cidades”, comentou. 

Comitiva  

Os gestores públicos e os respectivos municípios Paranaeses representados na visita técnica foram: deputado Arilson Chiorato (Apucarana); prefeito Jandir Bandiera (Coronel Domingos Soares); prefeito Mauro Lemos (Amaporã); prefeito Jose Etevaldo de Oliveira (Altamira do Paraná); prefeito Carlos Alberto Vizzotto (Paraíso do Norte); prefeito José de Jesuz Izac (Santana do Itararé); prefeito Abimael do Valle (São João do Triunfo); vereador Anderson do Prado (São João do Triunfo); vice-prefeito Francinaldo Borges da Silva (Paranapoema); Vice-prefeita Ana Marta da Silva Salomão (Terra Rica); vice-prefeito Aliqueu Savoldi (Pinhal do São Bento); Vice-prefeito Mateus de Marins (Bela Vista da Caroba) e o ;assessor Julio Cesar Vechiatto (Centenário do Sul). 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter