EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Profissionais da ANM, Itaipu Binacional e PTI-BR participam de capacitação sobre Estabilidade de Taludes 

Curso estabilidade de Taludes

Compartilhe este conteúdo:

O aperfeiçoamento do processo de fiscalização de barragens foi um dos propósitos do curso. 

Durante os dias de 24 a 31 de maio, foram capacitados um total de 32 alunos, dentre profissionais da Agência Nacional de Mineração (ANM), Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), no curso de “Análise de Estabilidade de Taludes com Exercícios Práticos de Cálculo de Fator de Segurança usando o Software Slide 2”. 

A iniciativa é uma das metas de capacitação do convênio “Desenvolvimento de Soluções de Monitoramento de Barragens”, que tem como objetivo promover soluções, metodologias e capacitações visando o aprimoramento do processo de fiscalização de barragens.  

O curso foi ministrado pelo professor e doutor em geotecnia do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Manuel Porfírio. Participaram profissionais de Foz do Iguaçu, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia, Goiás e Pará. 

O tema tratado no curso é relevante para os profissionais que atuam em Geotecnia Aplicada à Segurança de Barragens, tanto na área de fiscalização e monitoramento, quanto nos projetos dessas estruturas. Durante a capacitação, os alunos tiveram a oportunidade de requalificar os seus conhecimentos em estabilidade de taludes, método de equilíbrio limite, método de elementos finitos, elaboração e análises no software Slide 2. 

Curso estabilidade de Taludes

O coordenador de gerenciamento de riscos geotécnicos em barragens de mineração da ANM, Eliezer Senna, destacou a importância do treinamento com a ferramenta Slide 2, que permite analisar estabilidade de barragens de forma geral, o seu fluxo e comportamento. “Para o nosso trabalho dentro da agência, o curso tem uma importância muito grande para uma análise mais crítica dos relatórios que recebemos e para uma visão mais ampla para fiscalizar e salvaguarda a sociedade na nossa função de agência reguladora”, afirmou.  

A engenheira civil do Centro de Competência em Estrutura de Barragens (EB) do PTI-BR, Rafaela Oliveira, avaliou de forma produtiva a participação no curso. “Tivemos a oportunidade de aperfeiçoar temáticas para aplicação nos projetos que são desenvolvidos no setor, utilizando o software para realizar as simulações está sendo bem interessante para a nossa capacitação”, disse. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter