EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Programa de Integração Universidade Empresa expande para municípios Oeste Paraná

Compartilhe este conteúdo:

O Programa de Integração Universidade Empresa, realizado por meio de convênio entre Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), lançará em breve sua 3ª edição, dessa vez o foco será atender municípios do Oeste do Paraná. Nesta edição, serão atendidas 6 cidades: Medianeira, Marechal Cândido Rondon, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Terra Roxa e Guaíra. Estes municípios foram escolhidos por suas características de mercado e também por ter ou estar próximo de polos universitários. O lançamento do edital para participar do processo seletivo ocorreu no dia 5 de novembro.

A gestora do Convênio por Itaipu, Luciany Franco, destaca que o objetivo desse programa é integrar e envolver estudantes, instituições de ensino superior e empresas, visando estimular e diversificar a economia da região, além de dar a oportunidade para os jovens acadêmicos darem o primeiro passo em suas jornadas profissionais. Com isso, expõe a gestora, o programa contribui com um dos principais pilares da Itaipu que é promover o desenvolvimento regional sustentável.

Serão concedidas 56 bolsas de R$ 800, ao longo de 9 meses, totalizando um investimento de mais de R$ 400 mil, realizados pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR).

 

Oportunidade ímpar

Para Euclides Peres Faria Junior, professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), de Santa Helena, a universidade deve focar, além da formação acadêmica e na pesquisa, no mercado de trabalho.

“No momento em que estamos, a universidade tem o papel não só da formação acadêmica, mas também de fazer a preparação desse aluno para o mercado de trabalho. Esse programa é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento profissional deste aluno que será um futuro profissional”, disse o professor da IFPR.

Segundo Simone de Matos, diretora de indústria e comércio da secretaria de desenvolvimento econômico de Medianeira, o programa é uma excelente oportunidade para pequenas e microempresas que contam com menos recursos.

“A expectativa é estimular e ajudar os empresários, com menos recursos que grandes empresas, a encontrar soluções para seus problemas. Essas soluções serão encontradas dentro do município, com os nossos alunos que terão a oportunidade de colocar em prática aquilo que está estudando nas universidades”, explicou Simone.

 

Case de sucesso

De acordo com o general Eduardo Garrido, diretor superintendente do PTI-BR, o Programa de Integração Universidade Empresa é um case de sucesso em Foz do Iguaçu e agora outros municípios da região poderão participar.

“Só na primeira edição, tivemos mais de 170 bolsistas, dos quais as empresas mostraram interesse em efetivar 52% desses estudantes. Vimos um impacto positivo que este Programa proporcionou. Para os acadêmicos, uma experiência ímpar e, para os empresários, as soluções inovadoras apresentadas por essa nova geração. Essa integração cria oportunidades de desenvolvimento e geração de emprego e renda”, afirmou o general Garrido.

Com base nas duas primeiras edições houve um desenvolvimento no perfil profissional dos bolsistas, redução de evasão dos alunos nas instituições de ensino. Além disso, os empresários ficaram satisfeitos com a execução do projeto, somado ao valor agregado que o Parque Tecnológico Itaipu e a Itaipu Binacional trouxeram aos negócios, alcançando maior visibilidade no mercado.

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter