EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Programa de Inteligência Artificial Aplicada do I2A2, em parceria com PTI-BR, forma primeira turma

Visita Inteligencia Artificial  21 scaled
Visita Inteligencia Artificial 21 scaled

Compartilhe este conteúdo:

Ao final do curso, os alunos destaques receberam como premiação uma visita ao Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR).

O Instituto de Inteligência Artificial Aplicada (I2A2), junto ao Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), e ao T2I Group, encerrou o curso para a primeira turma da parceria para o Programa de Capacitação em Inteligência Artificial (IA), no Brasil.

Assim, os alunos destaques do curso foram premiados com uma visita ao PTI-BR, nessa quinta-feira (15), como reconhecimento por sua dedicação. O objetivo foi oferecer aos cursistas uma nova visão do conhecimento obtido durante as aulas e trazer para prática as soluções estudadas durante o programa. Dessa forma, puderam ampliar conhecimentos e alavancar a visão de soluções e alternativas para empresas, automatizando processos ou tarefas que, antes, exigiam energia humana.

O curso, por sua vez, propôs a aplicação de conhecimentos no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para a sociedade e o mercado, além da qualificação profissional. Ao todo, 32 alunos, do oeste do Paraná e de outras regiões do país, concluíram a primeira edição da capacitação.

Visita ao PTI-BR

Os estudantes e professores foram recepcionados pelo diretor superintendente, general Eduardo Garrido e pelo diretor técnico, Rafael Deitos.

Onédio Siqueira Seabra Junior e Aldo Segnini Filho foram os destaques do curso, mas os estudantes Henrique Botan Bauermann e Luis Baroni também participaram. Da mesma forma, estiveram presentes o professor do treinamento e membro do I2A2, Celso Azevedo e o representante do I2A2, João Marcos Moreira Guimarães Santos.

Durante o roteiro da visita os alunos se informaram sobre a atuação do PTI-BR nos projetos desenvolvidos pela instituição em tecnologia, ciência e pesquisa. Além disso, o grupo ainda teve a oportunidade de conhecer os Centros de Tecnologias Abertas e IoT; de Inteligência e Gestão Territorial; de Empreendedorismo; de Segurança Cibernética; de Estruturas de Barragens e de Gestão Energética.

Inteligência Artificial Aplicada: Uma área em ascensão

Segundo o professor do I2A2, Celso Azevedo, a capacitação teve um alcance surpreendente e além do esperado. “Esse foi um curso muito interessante e gratificante e que superou nossas expectativas. Foi umas das melhores turmas que tivemos no I2A2, um marco histórico de participação e resultados”, destacou.

O aluno Onédio Siqueira veio de Brasília para conhecer o PTI-BR e afirmou que foi o maior presente após concluir o curso. “Estou aqui justamente para aprender e buscar oportunidades na área que trabalho e me aproximar do projeto Cidade Inteligente”, comentou. Sobre o curso, afirmou que teve o interesse em participar para se capacitar na área de IA, que está em ascensão no mercado. “Achei o curso muito interessante e com uma proposta diferente, portanto tive o prazer de participar, aprender e concluir mais uma capacitação”, disse.

Foi interessado em IA e conhecendo o I2A2, que o aluno Aldo Segnini, de São Paulo, também decidiu se inscrever e participar da capacitação. “O curso foi muito desafiador, porque foram sete meses de muitos estudos e casos realmente complexos. Apesar de difíceis de serem resolvidos, com a utilização da inteligência artificial conseguimos concluir com bastante êxito”.

Sobre o programa

O curso é totalmente online e cada módulo dura seis meses. Ao decorrer cada semana, os estudantes recebem os materiais a serem estudados e, ao final delas, são realizados encontros com os tutores, com o intuito de revisar o conteúdo proposto.

Dessa forma, o PTI-BR, o T2I Group e, principalmente, o I2A2 visam promover e incentivar esse projeto, para que continue crescendo e tendo a relevância necessária para a expansão do mercado. Veja as imagens dos participantes abaixo:

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter