EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Programa Hangar Mulheres divulga as 80 empreendedoras selecionadas para participar da trilha de capacitação 

RELEASE HANGAR MULHERES

Compartilhe este conteúdo:

Iniciativa busca fomentar a inovação entre as mulheres e contribuir no alcance de metas globais de igualdade de gênero e justiça social 

O Programa Hangar Mulheres, iniciativa do Ministério das Mulheres, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Itaipu Binacional, comemora os excelentes resultados obtidos na etapa de recebimento das propostas. Em sua primeira edição, o programa – que busca apoiar e promover o empreendedorismo feminino, oferecendo mentorias e suporte financeiro – alcançou a marca de 185 inscrições. 

Com propostas nas mais variadas temáticas, como saúde, turismo, educação, finanças, meio ambiente, tecnologia e inovação, o programa recebeu 103 inscrições de startups que são lideradas por mulheres empreendedoras e outras 82 de mulheres que possuem uma ideia de negócio.  

Nesta terça-feira (30), o programa divulgou no site oficial (https://www.pti.org.br/hangarmulheres/) a lista das 80 mulheres selecionadas para participar da trilha empreendedora. O início da jornada está previsto para o dia 22 de fevereiro, com uma palestra magna com o tema “Negócios: Um assunto de Mulheres”, com Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME). Ana também é membra do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), Líder BR W20/G20 e vice-presidente do Conselho do Pacto Global.  

A trilha empreendedora contará com 12 workshops, iniciando pelo desenvolvimento pessoal (soft skills) para promover a autoconfiança e autoestima. Em seguida, terá início a fase de validação de ideias e gestão de negócios (hard skills), com mentorias de especialistas conhecidas em todo o Brasil por suas carreiras de sucesso. Por fim, acontece a elaboração do Pitch  para apresentação no Demoday. 

Após o Demoday, serão selecionadas cinco startups para desenvolverem as suas soluções, com aporte de R$ 30 mil em recursos (por projeto), acesso à infraestrutura do PTI-BR, além de mentorias técnicas e de negócios, seguindo a Metodologia Santos Dumont (Cerne 4), entre outros benefícios exclusivos proporcionados pelo programa. 

Desenvolvimento social e econômico 

Segundo a diretora administrativa-financeira do PTI, Clerione Herther, o sucesso obtido nas inscrições do programa reforça a importância do empreendedorismo feminino em promover e impulsionar desenvolvimento social e econômico no Brasil. “O Hangar Mulheres é resultado de uma parceria que busca transformar vidas e capacitar mulheres que irão se conectar a um dos melhores ecossistemas de inovação do País para empreender, alcançar sucesso no mercado e serem protagonistas das suas carreiras”, destacou.  

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, o empreendedorismo feminino é uma força motriz fundamental para o progresso social e econômico do Brasil. “Essa colaboração entre a Itaipu, o PTI e o Ministério das Mulheres é um passo importante, que permitirá que mulheres talentosas e visionárias se conectem a um dos melhores ecossistemas de inovação do Brasil”, afirmou.  

De acordo com Enio, o Parque Tecnológico Itaipu está empenhado em fornecer as ferramentas, recursos e oportunidades necessárias para que essas empreendedoras possam prosperar. “Estamos confiantes de que, juntos, podemos criar um ambiente onde as mulheres empreendedoras possam crescer, desenvolver suas ideias e criar impacto positivo em suas comunidades e em todo o País. Este é um compromisso que compartilhamos com grande entusiasmo e determinação”, afirmou. 

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o empreendedorismo é um caminho importante para a autonomia econômica e o empoderamento de mulheres. “Somente com a participação plena das mulheres no mercado de trabalho será possível alcançar o desenvolvimento sustentável no país, com igualdade de gênero e justiça social. A maioria das empreendedoras são mulheres negras, de baixa renda e com filhos, portanto o Hangar Mulheres vai impulsionar o acesso de todas as mulheres para que possam executar suas ideias ou desenvolver os negócios que já administram”. 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter