EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Programa Sanepar Startups anuncia as cinco startups classificadas para aceleração 

Programa Sanepar Startups anuncia as cinco startups classificadas para aceleracao
Programa Sanepar Startups anuncia as cinco startups classificadas para aceleracao

Compartilhe este conteúdo:

Com soluções para água e saneamento ambiental cinco startups estão aptas a receberem investimentos do Programa Sanepar Startups, parceria entre PTI-BR, Finep, BID e SEBRAE 

O Programa de Inovação Aberta no Setor de Saneamento Ambiental (Sanepar Startups) divulgou, nesta segunda-feira (18), as cinco startups selecionadas por meio de edital que irão apresentar soluções inovadoras e sustentáveis para desafios do setor de água e saneamento ambiental. 

As empresas escolhidas propõem desenvolvimento de hardware e software para detecção de perdas de água, para análise e manutenção preditiva e para localização de vazamentos na rede de distribuição de água; de software de atendimento digital integrado; e de uso de elementos de carbono infundidos em um bloco de cera para equilíbrio natural de água ou efluente. 

Os projetos devem ser aplicados em até 12 meses. De acordo com o edital, os recursos destinados a cada projeto variam entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para testes e homologação das soluções. Os recursos serão aportados pela Sanepar ao Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), que ficará responsável pela operacionalização do edital. A Finep, o BID e o Sebrae/PR dão apoio e participação como consultores. 

No total, 87 empresas de todas as regiões do Brasil enviaram propostas ao edital lançado em 2021. Quinze foram selecionadas e participaram da pré-aceleração. Ao longo de sete semanas, em encontros semanais, de janeiro a março deste ano, as startups tiveram acesso a conteúdo e mentorias técnicas e de negócios. 

Ao fim desse período, 12 startups participaram do Pitch Day e apresentaram sua proposta a uma banca avaliadora composta por membros das instituições organizadoras do programa. Do Pitch Day, foram classificadas as cinco que irão receber investimentos financeiros para desenvolverem suas soluções.  

Startups Aprovadas 

Stattus4 – Hardware e software para detecção de perdas de águas. (Tema: Otimização de Processos Produtivos). 

Pullup – Hardware e software analisadores de vibração e temperatura autônomos com conectividade para análise e manutenção preditiva. (Tema: Otimização de Processos Produtivos). 

O2Eco Tecnologia Ambiental – Elementos de carbono infundidos em um bloco de cera para equilíbrio natural de água ou efluente (Tema: Infraestrutura Resiliente e Sustentável). 

Radioforce – Hardware e software para localizar vazamentos na rede de distribuição de água tratada. (Tema: Recursos Hídricos e Clima). 

Maxbot – Software de atendimento digital integrado. (Tema: Melhoria na Relação com o Cliente). 

Sanepar Startups 

O programa é desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que publicou o edital, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR). 

Saiba mais:  

Mais informações sobre o Sanepar Startups – Programa de Inovação Aberta em Saneamento Ambiental: https://saneparstartups.com.br/. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter