Sem título 1 Prancheta 1

Conheça o projeto Hidrosfera

O projeto Hidrosfera é uma iniciativa inédita no país construído a partir de uma parceria entre ITAIPU Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Contribui para o entendimento da interação entre as águas subterrâneas e superficiais na Bacia do Paraná 3 (BP3). Como consequência, fornece informações sobre a disponibilidade e qualidade desse recurso para a gestão racional e responsável da água.
SOBRE O PROJETO
hidrogeologia para a sociedade
Objetivos
O projeto visa entender os padrões de circulação das águas na BP3, considerando fatores como a recarga do aquífero e características físico-químicas em cada localidade, a fim de auxiliar as decisões sobre o uso sustentável para garantir a segurança hídrica na região. A segunda fase pretende modernizar o sistema já implementado por meio de um ambiente virtual para a divulgação dos resultados.
Descrição da área de estudo
A área de estudo limita-se ao Sistema Aquífero Serra Geral (SASG) na sua porção Ocidental na BP3, Oeste do Paraná. Consiste em uma área de aproximadamente 9.000km², onde o SASG supre 80% da demanda de consumo humano e 50% das atividades agropecuárias.
Previous slide
Next slide
INFOGRÁFICO ESCRITA

A partir do monitoramento das águas subterrâneas na Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), desenvolvido pelo projeto Hidrosfera desde 2018, foi elaborado o Modelo Hidrogeológico do Aquífero Serra Geral.

Ele mostra o comportamento da água, com informações como o volume de precipitação anual, de recarga, de escoamento superficial e da evotranspiração da água. Apresenta, ainda, os tipos de rocha pelas quais as águas subterrâneas percorrem, através de fissuras.

Também aponta possíveis pontos de contaminação dessas águas no contato com a superfície, com elementos advindos de atividades industriais e agrícolas, e também pelo esgoto doméstico.

 

REGISTROS FASE 1
REGISTROS FASE 2
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Sem título 1 Prancheta 1