EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Projetos em Smart Cities desenvolvidos em Foz do Iguaçu são apresentados no SCECWB    

PTI no Smart Cities Expo Curitiba

Compartilhe este conteúdo:

As soluções e iniciativas em cidades inteligentes de Foz do Iguaçu estão ganhando destaque no Smart City Expo Curitiba 2023, promovido de 22 a 24 de março. 

A versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo Curitiba 2023 (SCECWB), começou. A expertise e os projetos criados em Foz do Iguaçu na temática de Smart Cities estão sendo apresentados no evento, realizado no Centro de Eventos Positivo na capital paranaense, para um público de aproximadamente 15 mil pessoas.  

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) está presente, de 22 a 24 de março, expondo em seu estande o primeiro Centro de Excelência em Smart Cities do Brasil. A iniciativa é uma ação que busca acelerar o desenvolvimento das cidades brasileiras trabalhando em prol da inovação, empreendedorismo e negócios por meio de tecnologias que melhorem a qualidade de vida da população. 

PTI no Smart Cities Expo Curitiba

As atividades desenvolvidas e oferecidas ao mercado pelo centro, localizado no Bairro Itaipu A (primeiro bairro público inteligente do Brasil) e que estão tendo destaque no evento são: o programa em cidades inteligentes; qualificação e capacitação de equipes; teste, validação e certificação de tecnologias; implantação e operação de Centro de Gestão Integrada; matchmaking de negócios e os programas de Inovação Aberta. 

O Centro de Excelência em Smart Cities é uma ação integrada entre o PTI-BR e a Brasil Soberano e conta com a parceria estratégica da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Itaipu Binacional. 

Parcerias para cidades mais inteligentes 

Sobre a participação no evento, o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, ressaltou o objetivo em posicionar o Parque Tecnológico como referência em inovação, tecnologia e negócios no âmbito da temática de cidades inteligentes. “Temos levado essa proposta de divulgar as tecnologias voltadas às cidades inteligentes para proporcionar bem-estar e a melhoria na qualidade de vida para a população”, afirmou. “Estamos na fase final do lançamento do Centro de Excelência em Smart Cities onde vamos ter a oportunidade de apresentar as tecnologias, possibilitando que as prefeituras, por meio dos gestores públicos, conheçam uma série de soluções já testadas e validadas em ambiente real que podem ser levadas para as suas cidades, facilitando o processo de tomada de decisão e na execução de serviços em prol da população”, complementou o diretor superintendente. 

PTI no Smart Cities Expo Curitiba

No estande da Prefeitura, a temática principal está sendo a divulgação de Foz do Iguaçu como um destino do mundo para viver, visitar e investir. Como parceiro, o PTI-BR também está contribuindo com o posicionamento da cidade como um centro de inovação e empreendedorismo. O secretário de tecnologia da informação da Prefeitura de Foz, Evandro Ferreira, falou sobre a evolução e a importância da parceria com o Parque Tecnológico, que chega aos seus dois anos. “Com a parceria foi possível criar o Bairro Inteligente – Sandbox – onde várias tecnologias estão sendo testadas para melhorar a vida das pessoas e o seu dia a dia”, disse.  

Ao falar sobre cidades inteligentes, o presidente da Câmara de Vereadores de Foz, João Morales, destacou a importância pela busca da inovação que traga benefícios para a sociedade através da tecnologia e a relevância na participação de eventos como o SCECWB. “Essa interação é muito importante para a cidade de Foz do Iguaçu, que é mundialmente conhecida”, afirmou. “Uma parceria que só tem a somar em nossa cidade”, referindo-se as iniciativas desenvolvidas em conjunto com o PTI-BR.  

Durante o evento, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, também falou sobre a satisfação da instituição em retornar a Curitiba para o maior evento de Smart Cities no Brasil. “Iniciamos na ABDI essa jornada para falar sobre cidades inteligentes com um parceiro, e para nós é de grande alegria mantermos essa relação com o Parque Tecnológico Itaipu. Sempre fomos parceiros no que diz respeito a teste  e implementação de tecnologias, e nesse ano não é diferente. Somos gratos a toda a equipe do PTI-BR por dar todo o suporte que a ABDI sempre precisou para poder implementar seus projetos. Contamos com o PTI-BR para continuarmos avançando e fazendo do Brasil um país cada vez mais inteligente através de suas cidades”, afirmou.  

 

Sobre o SCECWB 

O Smart City Expo Curitiba, realizado desde 2018 em Curitiba, tem como tema: “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. Com a organização do hub iCities, apoio da Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão e chancela da Fira Barcelona, o propósito do evento é criar um futuro melhor para as cidades e seus cidadãos, conectando cidades, pessoas e tecnologias. 

Durante o SCECWB, temas relacionados às cidades inteligentes são debatidos por especialistas, representantes do setor público, privado e terceiro setor. O congresso faz parte de uma rede mundial de eventos, originada do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona, na Espanha. 

PTI no Smart Cities Expo Curitiba PTI no Smart Cities Expo Curitiba

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter