ConectaDEL Brasil

Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social

O Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local e Inovação (CONECTADEL - INOVAÇÃO) tem como objetivo a geração de capacidades dos atores locais para o fortalecimento da cooperação técnica e inovação. Como estratégia tem a implementação de curso de formação e o cofinanciamento de projetos, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e apoio a estruturação de laboratórios e centros de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação entre Universidades/Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT's) e Empresas no território. 

 

476 alunos certificados;
542 horas de aulas;
60 projetos apresentados;
17 projetos cofinanciados envolvendo 20 instituições de ensino e Pesquisa, 10 empresas e outras 26 organizações públicas e privadas;•
R$1.222.000,00 em contrapartidas;
R$979.000,00 em aporte BID/FOMIN, FPTI/ITAIPU e FPTI/Fund. Araucária.

 

Contato
(45) 3576.7049
conectadel@pti.org.br
https://conectadel.oesteemdesenvolvimento.com.br/

 

O Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social (ConectaDEL) surgiu através da Agenda de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), inicialmente sendo executado na Argentina, Brasil, Chile, El Salvador, Guatemala e Peru.

 

No Brasil ele foi criado no final de 2013 pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional em parceria com o BID e FOMIN. E a partir de 2014 passou a implementar ações para apoiar os processos de desenvolvimento na região Oeste do Paraná.

 

O ConectaDEL teve como objetivo geral apoiar os processos de desenvolvimento na região por meio do fortalecimento das capacidades de gestão integrada, de caráter público-privado nos processos de desenvolvimento territorial. Além disso, busca formar quadros técnicos e capacitar tomadores de decisões políticas em diferentes regiões para que melhorem suas capacidades de planejamento, execução e gestão de iniciativas voltadas a promoção produtiva e de emprego.

 

O ConectaDEL-Brasil abrange cursos de formação e capacitação abordando o desenvolvimento territorial, relacionando seus aspectos teóricos, suas multidimensões, estratégias, capital social e intercâmbios de experiências.

 

Criado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma das iniciativas territoriais do Oeste do Paraná que apoia o ConectaDEL. As ações do POD têm gerado espaços de discussões com distintos atores da região, como empresários, cooperativas, técnicos, instituições públicas, sindicatos, etc. Todo este esforço é dedicado para a construção de uma governança regional participativa, que proporcione capacidades aos atores locais intervirem nos processos de desenvolvimento da região e seus municípios.

 

2014/2016

 

O ConectaDEL, em uma estratégia conjunta com o POD ofertou os cursos de “Formação de Formadores em Desenvolvimento Territorial”, “Promotores em Desenvolvimento Territorial” e “Capacitação em Gestão e Planejamento Público”, nos anos de 2014 a 2016, com o objetivo de gerar capacidades para o desenvolvimento territorial sustentável no Oeste do Paraná.

 

Nestes três primeiros anos do ConectaDEL houve uma parceria e copatrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN), com aportes que contribuíram para a realização de três cursos e cofinanciamento de seis projetos cooperados, que envolveram 03 instituições de Ensino e Pesquisa, 02 empresas e outras 13 organizações público e privadas.

 

Este histórico de atividades do ConectaDEL apresentou resultados e avanços nas discussões sobre o processo de desenvolvimento da região juntamente com os seus atores, que foram considerados relevantes para as ações do POD, PTI e a Itaipu, além de fortalecer a construção de uma governança regional. 

 

Deste modo, houve um interesse e esforço para que as ações do ConectaDEL continuassem, apesar do término do copatrocínio do BID e do FOMIN, passando apresentar recursos aportados totalmente pelo PTI, Itaipu e outras entidades locais.

 

2017

 

Em 2017, o PTI juntamente com a Itaipu e o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), em parceria com a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR), SEBRAE e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) organizaram mais uma edição do Curso de Promotores em Desenvolvimento Territorial do ConectaDEL.

 

O conteúdo do curso foi planejado com a perspectiva de trazer conceitos e conhecimentos sobre desenvolvimento, para que as pessoas compreendessem os desafios e benefícios de se trabalhar o processo de desenvolvimento cooperado.

 

A estratégia de cofinanciamento de projetos visa compartilhar custos, diminuir o risco e estimular as entidades locais e participantes do Programa ConectaDEL no processo cooperado de construção do desenvolvimento territorial do Oeste do Paraná. Foram selecionados cinco projetos, envolvendo 06 instituições de Ensino e Pesquisa e 12 organizações públicas e privadas.

 

No mesmo ano buscando atender uma demanda do POD, e em parceria com diversos atores estratégicos do território, a última formação realizada pelo Programa de Formação em Desenvolvimento Econômico Local para a Inclusão Social no Brasil (ConectaDEL – Brasil) no ano de 2017 foi o Curso de Atuação Municipal, com a proposta de orientar os participantes sobre a importância da realização do planejamento para o desenvolvimento municipal, apresentar aos participantes ferramentas teóricas e práticas necessárias para auxiliar a elaboração de Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico (PMDE) e, capacitá-los para auxiliar esse processo como facilitadores do desenvolvimento local.

 

2018 

 

O ConectaDEL Inovação 2018 surgiu da necessidade identificada pelo Sistema Regional de Inovação (SRI) do Programa Oeste em Desenvolvimento de fortalecer a cultura da inovação na região. Diante desta necessidade, o Programa ConectaDEL foi reformulado para proporcionar, a geração de capacidades dos atores locais e o fortalecimento da cooperação técnica entre Instituições de Ensino Superior; Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação com as empresas que necessitam de inovação. 

 

Por meio da parceria entre o PTI e a Fundação Araucária foi criado o Edital composto por duas etapas: 1ª Etapa foi o Curso de Promotores para a Inovação e Desenvolvimento (100 horas), durante o curso os alunos elaboraram projetos cooperados; a 2ª Etapa foi a Seleção de Projetos para o cofinanciamento.

 

O curso foi realizado em dois polos, Toledo e Medianeira, capacitando dirigentes e profissionais das áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação das empresas; Professores e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação; Empresários e outros profissionais de entidades públicas e privadas.

 

A etapa de Seleção Projetos elegeu 06 projetos cooperados para receber o aporte financeiro para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, que englobam a participação de 11 instituições de Ensino e Pesquisa, 08 empresas e 01 associação comercial.

2014

 

• Curso de Formadores em Desenvolvimento Territorial
Teve como proposta apresentar ferramentas teóricas e práticas aos participantes, para atuarem como multiplicadores e fomentarem os processos de desenvolvimento territorial no Oeste do Paraná e regiões circunvizinhas.

 

Ementa:
Módulo 01 - Enfoque em Desenvolvimento Territorial 
Módulo 02 - Estratégias do Desenvolvimento Territorial 
Módulo 03 - Gestão Pública, Capital Social e Governança 
Módulo 04 - Empresas, Cadeias Produtivas e APLs
Módulo 05 - Competitividade Sistêmica Territorial
Módulo 06 - Projetos de Integração Produtiva: áreas de interesse, avaliação e monitoramento de projetos 
Polo: Foz do Iguaçu – Parque Tecnológico Itaipu.

 

• Curso de Promotores de Desenvolvimento Territorial
Proporcionar conhecimentos e mecanismos para os atores locais desenvolverem e executarem projetos cooperados visando à promoção do desenvolvimento territorial.

 

Ementa:
Módulo 01 - Inovação e Competitividade 
Módulo 02 - Estruturação de Projetos 
Módulo 03 - Captação de Recursos 
Módulo 04 - Análise e Informações Territoriais 
Módulo 05 - Projetos Cooperados e Ações Coletivas 
Polos: Cascavel, Medianeira, Marechal Cândido Rondon e Assis Chateaubriand

 

 

2015
 

 

• Curso de Capacitação em Gestão e Planejamento Público
Teve como propósito introduzir aos gestores e técnicos do setor público noções sobre o planejamento e gestão dos municípios a partir da perspectiva territorial do desenvolvimento, contribuindo com temas que envolvem a prática da gestão pública integrada a nível regional, com enfoque nos desafios e benefícios para o desenvolvimento socioeconômico. 

 

Ementa:
Módulo 01 - Relações Intersetoriais Público-Privado 
Módulo 02 - Análise Territorial para a Gestão Pública 
Módulo 03 - Plano Diretor 
Módulo 04 - Planejamento Público Orçamentário 
Polo: Cascavel.

 

 

2017
 

 

• Curso de Promotores em Desenvolvimento Territorial
Proporcionar conhecimentos e mecanismos para os atores locais desenvolverem e executarem projetos cooperados visando à promoção do desenvolvimento territorial.

 

Ementa:
Módulo 01 - Fortalecimento das capacidades para o processo de DT
Módulo 02 - Governança e desenvolvimento territorial
Módulo 03 - Estruturação de projetos
Oficina 1 - Elaboração de projetos DEL 
Módulo 04 - Estratégias para o desenvolvimento econômico local
Oficina 2 - Políticas Públicas Municipais
Polos: Cascavel, Medianeira, Assis Chateaubriand e Marechal Cândido Rondon

 

 

• Curso de Atuação Municipal
O curso de atuação municipal foi criado com o objetivo de apresentar ferramentas teóricas e práticas que possam auxiliar servidores técnicos e lideranças locais na elaboração de planos municipais de desenvolvimento econômico PMDE), além de capacitá-los para auxiliar durante esse processo.

 

Ementa: 
Módulo 01 - Conceitos, Fundamentos e Metodologia do Desenvolvimento Econômico Local
Módulo 02 - Diagnóstico da Economia Municipal
Módulo 03 - Prognóstico - Planejamento do Desenvolvimento Econômico Local
Polos: Assis Chateaubriand, Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Medianeira.

 

 

2018
 

 

• Curso de Promotores para a Inovação e Desenvolvimento
Proporcionar conhecimentos e mecanismos para os atores locais elaborar e executar projetos cooperados visando à promoção da inovação e parceria entre Universidades/ICT’s e Empresas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

 

Ementa:
Módulo 01: Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento;
Módulo 02: Gestão da Inovação e Inteligência Competitiva;
Módulo 03: Inovação para a Competitividade Territorial;
Módulo 04: Análise de informações territoriais;
Módulo 05: Interação de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) X Empresas;
Módulo 06: Financiamento à Inovação e Captação de Recursos;
Módulo 07: Elaboração, Gestão de Projetos de Inovação e de Portfólio;
Módulo 08: Gestão de Riscos.
Polo: Medianeira e Toledo.