“Mão na Massa”: alunos do Centro de Convivência Francisco Buba apresentam projeto na FIciencias Kids

“Mão na Massa”: alunos do Centro de Convivência Francisco Buba apresentam projeto na FIciencias Kids

07/11/2019

Um pequeno avião movido a bateria, feito com palito de picolé, ao lado de vários sensores espalhados pela mesa e a paixão pelo mundo da robótica. Estes foram alguns componentes do trabalho apresentado pelos alunos do Centro de Convivência Francisco Buba, de Foz do Iguaçu, na versão kids da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), nesta quarta-feira (6).
  
Os adolescentes de 10 a 12 anos de idade fazem parte do “Mão na Massa”, um projeto-piloto de aprendizagem criativa aliada à Educação 4.0 promovido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em parceria com a Itaipu Binacional e a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é estimular competências como a criatividade, a autonomia e proporcionar o acesso a novas tecnologias.
    
Ao longo do ano, eles participaram de encontros semanais com atividades fundamentadas em cinco eixos transversais (Empreendedorismo, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Robótica/Programação e Meio Ambiente). “Achei muito interessante porque pude aprender muita coisa”, conta Sabrina Francisca Brizola, de 11 anos, que com o projeto ganhou o gosto pela robótica, área que nunca havia tido contato até então. “Nunca tinha mexido com led, motorzinhos, pilhas”, explica.
   
A oportunidade de apresentarem o que aprenderam durante o projeto na FIciencidas Kids foi destacada pelo monitor educacional do PTI e um dos orientadores do projeto, William Bogler. “Eles estão muito animados por estarem aqui, e, como professor presenciar isso é uma sensação incrível”. De acordo com Bogler, o projeto vai além da informática e permite que as crianças aprendam noções básicas de como funciona um projeto. “Eles realizaram uma pesquisa dentro do próprio Centro de Convivência, detectaram problemas e fizeram propostas de soluções para o local”, explica.
   
A FIciencias Kids é a oportunidade de professores que participaram de capacitações promovidas pelo PTI e a Itaipu apresentem os resultados de seus trabalhos levados para a sala de aula. Participaram também projetos selecionados de escolas públicas e particulares de Foz. A exposição foi realizada nesta quarta-feira (6), dividida nos períodos matutino e vespertino. Já a programação da Ficiencas segue até esta sexta-feira (8) pela manhã, no Hotel Golden Park Internacional Foz.
    
Ficiencias
    

A Ficiencias é organizada pelo PTI, Itaipu, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e este ano conta com patrocínio do Parque da Aves, Sanepar e Visit Iguassu.