Português

Conectando educação, pesquisa,

 

 

inovação e negócios

Agenda cultural: PTI realiza espetáculo de canto e piano no Cineteatro dos Barrageiros

20/04/2017

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) recebe na próxima semana, dia 27, o recital de canto e piano realizado pela soprano alemã, Isabel Blechschmidt, e pela pianista brasileira, Liliana Michelsen de Andrade. A apresentação será no Cineteatro dos Barrageiros, em uma parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e a Fundação Cultural, e dá continuidade aos eventos da agenda cultural do PTI, que será desenvolvida ao longo do ano.

 

Com classificação livre e gratuita para todo o público, as performances terão como base o estilo musical erudito e a música de Câmara Alemã. O evento é constituído por duas partes com duração de aproximadamente 30 minutos cada, separadas por uma pausa. As peças foram selecionadas para atender à finalidade de expor as principais abordagens do repertório vocal, incluindo as canções alemãs refinadas e intimistas de Franz Schubert, seguidas por duas árias de ópera com teor dramático e altamente performático. Na segunda parte, será abordada a leveza através de canções espanholas com caráter de dança.

 

Isabel Blechschmidt nasceu em Sonneberg, Alemanha, e é bacharel em canto pela Hochschule für Musik, de Augsburg e Nümberg. Liliana Michelsen de Andrade, natural do estado do Rio de Janeiro, foi orientada em seus estudos formais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e posteriormente, na Alemanha.

 

“O concerto é uma ação do Programa de Educação e Cultura para constituir uma agenda de atividades artístico-culturais no ano de 2017. Desde o cerne da constituição do PTI, sempre se teve  um entendimento de que a dimensão cultural de um território é extremamente importante para a construção do senso crítico e estético das pessoas. Isto colabora com todas as outras dimensões para a formação do conhecimento e a bagagem cultural”, ressaltou a gerente do Programa PTI Educação e Cultura, Thaisa Praxedes de Oliveira.

 

O espetáculo tem início às 20 horas. O acesso será pelo Centro de Recepção de Visitantes (CRV), assim, indica-se a chegada com pelo menos 30 minutos de antecedência.

 

Oficina

 

Antecedendo o espetáculo, no dia 26 de abril, será realizada uma oficina de música voltada para os alunos da rede pública de ensino, no Cineteatro dos Barrageiros, às 14h30.

 

Serviço

 

Data: 27 de abril de 2017
Local: Cineteatro dos Barrageiros – Parque Tecnológico Itaipu
Horário: 20h
Acesso: Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Inscrições: https://webforms.pti.org.br/recitalcantoepiano
Informações: 3576-7040