Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

AIS Ambientes Virtuais, incubada no PTI, participa de webinar voltado ao setor elétrico

AIS Ambientes Virtuais, incubada no PTI, participa de webinar voltado ao setor elétrico

16/06/2020

A AIS Ambientes Virtuais, empresa incubada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) participa na próxima sexta-feira, 19, às 14 horas, do webinar "SOMA - Indústria 4.0 aplicada à gestão de ativos de geração", voltado para empresas do setor energético. 

 

O webinar é promovido pelo Centro de Pesquisas em Energia Elétrica (Cepel) – infraestrutura de pesquisa do setor elétrico brasileiro - em parceria com a Itaipu Binacional. O objetivo é apresentar a ferramenta SOMA  (Sistema Orientado ao Monitoramento de Ativos de Engenharia), desenvolvida pelo Cepel para o diagnóstico preditivo eficiente, o que auxilia as empresas a racionalizar o processo de gestão de seus ativos, reduzir paradas não programadas e otimizar custos. 

 

Os engenheiros da Itaipu José Quirilos de Assis Neto, coordenador do projeto Matrix-UG, e Nilton Ramos Quoirin, da Divisão de Engenharia de Manutenção Elétrica, participam do bate-papo para contar a experiência da binacional com o SOMA. Desde 2009 a ferramenta integra oficialmente o Matrix-UG, sistema de monitoramento das 20 unidades geradoras. As funções de diagnóstico do SOMA estão em desenvolvimento e serão implementadas em breve pela hidrelétrica. 

 

O engenheiro mecânico Yuri Sefrin, diretor da AIS Ambientes Virtuais, incubada no PTI, vai falar sobre a solução desenvolvida pela empresa, com orientação do Parque Tecnológico, e incluída ao SOMA, que permite a navegação virtual e tridimensional nos equipamentos que compõem as unidades geradoras, resultando em um diagnóstico mais ágil e preciso. 

 

A interface homem-máquina tridimensional da AIS possibilita a visualização da posição exata dos sensores, a identificação de subsistemas afetados e a análise da interação entre os sinais monitorados nos diversos componentes das unidades geradoras. Essas informações, disponibilizadas aos engenheiros da Itaipu, auxiliam a avaliação dessas estruturas e o planejamento das atividades. 

 

O webinar será moderado pelo diretor de P&D+I do Cepel, Maurício Barreto Lisboa, e terá também a participação do pesquisador do Centro André Tomaz de Carvalho, engenheiro eletricista e gerente do projeto Soma, e do pesquisador Renato Rocha, engenheiro mecânico, especialista em dinâmica de máquinas rotativas e idealizador do projeto.

 

O evento será realizado pela ferramenta MS Teams, da Microsoft, e deverá ser acessado pelo seguinte link: https://bit.ly/37yDTJf