Português

Conectando educação, pesquisa,

 

 

inovação e negócios

CIBiogás lança biblioteca digital com foco em energias renováveis

14/06/2017

A nova Biblioteca Digital do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) foi lançada especialmente para reunir os principais artigos, livros, fotos e vídeos sobre pesquisas na área de energias renováveis, com enfoque em biogás. O portal é colaborativo, ou seja, é possível enviar conteúdo para fazer parte do acervo digital. O espaço tem como objetivo organizar, compartilhar e promover a troca de conhecimento na área, voltado para o enriquecimento de pesquisas nacionais e internacionais.

 

O site (biblioteca.cibiogas.org) entrou no ar no mês de maio, ainda em modo de teste para avaliação das funcionalidades. Durante o primeiro mês, o portal já recebeu 21 publicações, 9 artigos e somou 72 usuários cadastrados.  O conteúdo inovador da página atraiu usuários de países como Argélia, Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Nova Zelândia, Paraguai, Portugal, África do Sul e Uruguai.

 

“Com o crescimento das pesquisas e tecnologias voltadas ao uso do biogás no Brasil, é importante ter uma fonte de conhecimento com diversidade de dados sobre o tema. Pensando nisso, o CIBiogás lançou esse projeto que já conta com o apoio de importantes instituições que  promovem o uso das energias renováveis, como a Itaipu Binacional e a Embrapa”, explicou o gerente do Núcleo de Relações Institucionais e Núcleo Pedagógico do CIBiogás, Marcelo Alves de Sousa.

 

Na Biblioteca Digital é possível encontrar um  acervo de conteúdos, agenda com os principais eventos e notícias relacionadas às energias renováveis, disponibilizados gratuitamente por especialistas e pesquisadores do setor. Para acessar o conteúdo basta realizar o cadastro prévio, que não tem custo.  Antes da publicação, os artigos enviados passam por uma análise para avaliar a autenticidade e a qualidade do conteúdo sugerido.

 

Sobre o CIBiogás

O CIBiogás é uma instituição científica, tecnológica e de inovação, formada por um conselho, com 17 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Sua estrutura conta com um laboratório de biogás, no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu, e com 11 unidades de produção de biogás no Brasil.