Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Cultura maker: turma de crianças e idosos participam de oficina de robótica no Latinoware

Cultura maker: turma de crianças e idosos participam de oficina de robótica no Latinoware

27/11/2019

Duas gerações bastante distintas unidas pela tecnologia. Este foi o cenário do “Desafio PTI Microduino”, que reuniu crianças do projeto Amigos do Refúgio e idosos do Grupo Bem Estar, do Conselho Comunitário da Vila C, no desenvolvimento de iniciativas para um bairro sustentável utilizando um kit educacional de robótica da Microduino, durante o primeiro dia do 16º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware).

 

Entre projetos elaborados pela turma estavam casas com sensores de movimento com foco na economia de energia, agência bancária com sistema de senhas inteligente, iluminação pública com sensores de luminosidade e movimentos, entre outras ações que utilizam a tecnologia em prol da sustentabilidade no meio urbano.

 

Esta foi a primeira vez que os grupos, que fazem parte do Convênio “Educação Ambiental, Ciências e Sustentabilidade”, uma parceria da Itaipu Binacional com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), por meio do Programa Educação, se encontram para desenvolver uma atividade em conjunto.

 

A estudante do 4º ano da Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, Isabelle Fortunatto, era uma das mais empolgadas da turma. Mesmo com pouca familiaridade com os itens do kit de hardwares, a pequena demonstrou habilidade durante a montagem de uma maquete contendo uma horta com sistema de irrigação inteligente para controle do uso da água.

 

“Conseguimos evoluir bastante com nossa ideia e tem sido legal trabalhar com eles [idosos] porque ficamos mais focadas no trabalho. Os materiais também são fáceis de usar”, destacou Isabelle.

 

 

Segundo a analista educacional do PTI, Kamila Duarte, a distinção entre as faixas etárias enriquece a vivência “pois explora o que cada uma tem de melhor: os idosos, a experiência de vida, as crianças, a facilidade em compreender os componentes eletrônicos,  fazendo com que o desafio fosse cumprido com sucesso dentro do tempo disposto”.

 

Na próxima sexta-feira (29), um segundo grupo deve participar do desafio.

 

Parceria

 

As atividades estão sendo desenvolvidas a partir de uma parceria entre o PTI e a empresa Microduino, de Curitiba - que fornece os kits de robótica, enquanto a equipe do Programa Educação desenvolve o plano pedagógico para execução do desafio.

 

O objetivo das oficinas é desenvolver a cultura maker entre os participantes incentivando o ensino por investigação na busca por soluções de problemas da sociedade.

 

De acordo com o diretor-geral da Microduino Brasil, Gustavo Chien, “o Latinoware vai ao encontro das premissas da tecnologia como aliada na formação de pessoas de diferente idades de forma prática e instigante.