Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Equipe do Lasse realiza prova de certificação internacional da National Instruments

Equipe do Lasse realiza prova de certificação internacional da National Instruments

13/03/2020

Após cinco dias de treinamentos, parte da equipe do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse) recebeu, nesta sexta-feira,13, uma prova de Certificação LabVIEW Architect e Certificação LabVIEW Developer, da National Instruments, companhia norte-americana com atuação direta em 41 países.

 

O reconhecimento poderá ser concedido aos técnicos após uma série de exercícios teóricos e práticos sobre sistemas embarcados para controle e monitoramento. A ideia, é aplicar o conhecimento adquirido aos produtos e serviços desenvolvidos no laboratório, especialmente no aumento da produtividade para os sistemas desenvolvidos na área de energia e industrial.

 

De acordo com o engenheiro do PTI, Felipe Pinheiro Silva, a tecnologia já é utilizada em diversos projetos do Lasse e deve otimizar os processos instaurados. Além disso, com os profissionais devidamente capacitados, “os equipamentos que são desenvolvidos no laboratório do PTI ganham valor agregado e melhor receptividade no mercado, podendo atrair novos clientes”, explicou Felipe.

 

Em 2019, Felipe Pinheiro Silva e o engenheiro eletricista Carlos Henrique Szollosi, receberam a Certificação de Desenvolvedores LabVIEW da National Instruments, validando a capacidade de projetar e desenvolver programas funcionais no software de engenharia de sistemas criado para aplicações de teste, medição e controle.

 

Cooperação

 

O PTI e a National Instruments firmaram parceria através de um termo de cooperação em 2017, com o propósito de promover o acesso às novas tecnologias da National Instruments. Entre as entregas realizadas pelo Parque Tecnológico que utilizam tecnologias da empresa, se destacam o Sistema de Monitoramento de Transformadores e o Sistema de Monitoramento Remoto de Motores, projetos desenvolvidos pelo Lasse para atender a demandas da Itaipu Binacional.

 

Sobre a National Instruments

 

A National Instruments (NI) é uma companhia americana com operações diretas em 41 países, fundada em de 1976 no Texas, Estados Unidos. É uma produtora equipamentos de testes automatizados e softwares de instrumentação virtual. Seus softwares incluem o LabVIEW que é um ambiente programação em linguagem gráfica, e LabWindows/CVI, ferramenta de programação em linguagem C, padrões comuns na automação industrial.