Português

Conectando educação, pesquisa,

 

 

inovação e negócios

Fundação PTI, Itaipu e Unioeste - Toledo lançam Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio

17/02/2017

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a Itaipu Binacional e com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste - Toledo), realizam na próxima quinta-feira (23), o lançamento do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Desenvolvimento Regional e Agronegócio.

 

O dinter terá duas linhas de pesquisa: cadeias produtivas; e economia regional e sociedade. Serão ofertadas 15 vagas, com previsão de início em abril. As aulas acontecerão no PTI, com algumas atividades no campus da Unioeste - Toledo.

 

A proposta é a formação de pesquisadores na área de desenvolvimento territorial, constituindo grupos de pesquisas em temáticas de interesse da região. O curso tem como público prioritário lideranças que atuam como agentes de desenvolvimento regional, professores e pesquisadores de ciências sociais aplicadas. As inscrições acontecem em março.

 

Desde 2011, o PTI tem trazido para a região oeste do Paraná cursos de pós-graduação que atendem a demandas específicas da localidade. “Promover o desenvolvimento regional é um dos objetivos do PTI e para isso, têm estabelecido convênios, especialmente com foco nas cadeias produtivas do território. Por meio de parcerias, foram desenvolvidas ações que permitiram a formação de agentes de desenvolvimento regional e a integração com profissionais especializados. Desse agrupamento de pessoas perceberam-se possibilidades de pesquisas, buscando um olhar mais científico para os processos, a fim de entender, por exemplo, como se dá o desenvolvimento das cadeias locais e quais as relações entre os atores”, explica a gerente do Programa PTI Educação e Cultura, Thaisa Praxedes de Oliveira.

 

O curso já é ofertado pela Unioeste, no entanto, a nova turma terá como diferencial o foco em estudos das necessidades do oeste, gerando conhecimentos, proposição de soluções e novos projetos.

 

O PTI também já viabilizou turmas de doutorado em Engenharia Elétrica (em parceria com a USP - São Carlos), em Direito (com a UFPR e Unioeste), em Relações Internacionais (com a Unila, Itaipu e PUC - Rio de Janeiro); e em Métodos Numéricos (com a UFPR e Unioeste). Ainda, turmas de mestrado em Informática (UFPR) e em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (Unioeste).

 

 

CONVITE

 

A cerimônia de lançamento do curso acontece na próxima quinta-feira, dia 23 de fevereiro, às 17h15, no Espaço Milton Santos, do Parque Tecnológico Itaipu.