Português

Conectando educação, pesquisa,

 

 

inovação e negócios

Oeste em Desenvolvimento destina recursos para projetos regionais

16/06/2017

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) vai destinar recursos para cofinanciar projetos que fomentem e promovam o crescimento da região, considerando os aspectos econômicos, socioculturais, laborais, tecnológicos, ambientais, políticos e institucionais. Serão destinados até R$ 50 mil por projeto. O valor será repassado a propostas elaboradas e selecionadas no curso “Promotores em Desenvolvimento Territorial." O curso é promovido pelo Oeste em Desenvolvimento e o ConectaDEL – Programa Regional de Formação para o Desenvolvimento Econômico Local com Inclusão Social.

 

A capacitação começou em maio e os projetos devem estar concluídos até julho, quando terminam as aulas teóricas. Em agosto, as propostas serão encaminhadas para análise do Oeste em Desenvolvimento. Em setembro, serão selecionadas as que mais se encaixam ao objetivo de contribuir com o desenvolvimento do território. No dia 4 de outubro, durante Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná, em Medianeira, serão anunciados os primeiros projetos contemplados com o cofinanciamento.

 

Segundo Jonhey Lucizani, gerente de Desenvolvimento Territorial do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o modelo a ser elaborado durante a capacitação deve ser de cooperação. O POD financiará até R$ 50 mil de cada projeto selecionado, desde que esse valor não ultrapasse 50% do valor total da ação. “Os projetos devem ser elaborados em parceria, com pelo menos três entidades proponentes e com a participação de um dos alunos do curso. Nosso objetivo é que os idealizadores apresentem outros parceiros e financiadores, como forma de fomentar a articulação entre diferentes instituições, tanto públicas como privadas, em torno de objetivos comuns”, explicou.

 

A capacitação

O curso de “Promotores em Desenvolvimento Territorial” foi dividido em cinco etapas, com aulas quinzenais em quatro municípios da região: Assis Chateubriand, Medianeira, Marechal Cândido Rondon e Cascavel. Os temas abordados no curso são: governança e desenvolvimento territorial; fortalecimento das capacidades para o processo de desenvolvimento territorial; elaboração e estruturação de projetos em Desenvolvimento Econômico Local (DEL); e estratégias para o desenvolvimento econômico local.

 

Participam da capacitação 140 alunos, incluindo lideranças empresariais, representantes de cooperativas, pesquisadores e gestores municipais do Oeste do Paraná. Os certificados serão emitidos em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Mais informações no site: https://www.pti.org.br/pt-br/conectadel

 

Texto: Assessoria Itaipu Binacional