PTI e National Instruments discutem tecnologias emergentes em energia e automação

PTI e National Instruments discutem tecnologias emergentes em energia e automação

08/10/2019

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) está sediando o II Tech Day, evento em parceria com a empresa americana National Instruments, que propõe uma discussão sobre tecnologias emergentes ligadas a energia e automação, áreas de atuação do Parque Tecnológico.

 

O evento, parte de um acordo de cooperação entre o PTI e a National, está sendo realizado no auditório Milton Santos, do PTI, reunindo profissionais do Parque, de áreas técnicas da Itaipu Binacional, universidades e institutos de tecnologia.

 

A ideia é que as discussões em tecnologias sejam implementadas pelas instituições, para que ambas ofereçam melhores soluções ao mercado. Nesta edição do Tech Day, temas importantes como compartilhamento de veículos, microredes, energias alternativas como eólica, solar e tipos de armazenamento, entre eles, baterias, estão sendo apresentados, e são temas que já são trabalhados e pesquisados pelo Parque Tecnológico Itaipu.

 

“Pretendemos, junto a National, que é fabricante e fornecedora de equipamentos, implementar as melhores soluções em tecnologia para atender não só a Itaipu como o mercado brasileiro”, disse o engenheiro  Felipe Pinheiro, do Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse), do PTI.

 

Para ele, o evento é importante para fomentar o conhecimento em novas tecnologias, “melhorando a produtividade de nossos projetos”, acrescenta.

 

Entre os temas de algumas palestras estão: Projeto Setup Automação: Sistema de ensaios em Microgrid; Acelerando a Pesquisa de IoT Industrial e Monitoramento de Condição de Máquinas, Benefícios de Simulação Hardware-in-the-loop e RCP, usando ferramentas NI.