Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Segurança de barragens: profissionais participam de especialização no PTI

Segurança de barragens: profissionais participam de especialização no PTI

12/03/2020

Profissionais de diferentes regiões do Brasil estão reunidos, entre os dias 09 e 13 de março, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), participando de uma das etapas presenciais do “Curso de Especialização em Segurança de Barragens: aspectos técnicos e legais”, promovido pelo PTI – através do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com apoio da Itaipu Binacional.

 

A formação – que é dividida entre as modalidades EaD e presencial – tem como objetivo qualificar os técnicos para atuar como fiscalizadores e empreendedores responsáveis pela operação, manutenção e segurança das construções.

 

Formada por 38 participantes, a turma é composta por integrantes de instituições públicas e privadas, incluindo os setores de mineração, elétrico, saneamento, acadêmico e de geração e distribuição, além de autônomos e funcionários da própria Itaipu.

 

A programação do encontro em Foz do Iguaçu (PR), conta com palestras e visitas técnicas ao PTI e à Itaipu. Outro destaque são as atividades práticas, entre elas uma aula de inspeção e monitoramento, realizada nas dependências da hidrelétrica com acompanhamento do corpo técnico da usina, que é considerada uma das mais seguras do mundo.

 

De acordo com gerente do Ceasb, Alexandra da Silva Belini, o formato multidisciplinar do curso foi elaborado visando “preencher uma lacuna na formação de profissionais diante das novas exigências impostas pela Política Nacional de Segurança de Barragens e da criação do Sistema Nacional de Informações Sobre Segurança de Barragens, a Lei 12.334/2010”.

 

Alexandra destacou ainda a importância da parceria com a UFBA que, desde 2015, já formou outras duas turmas, resultando em mais de 90 profissionais aptos a atuarem com a temática. A ideia é contribuir com o desenvolvimento do setor, a partir de conhecimentos e técnicas que garantirão a segurança dessas infraestruturas.

 

 

Referência

 

O Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), há 12 anos desenvolve pesquisas preventivas voltadas para complementar as ações que a Itaipu Binacional desenvolve sobre o tema e que tornaram a barragem da hidrelétrica uma das mais seguras do mundo.

 

Os trabalhos realizados pelo Centro possibilitam um aumento da compreensão dos fenômenos da barragem e das turbinas, tendo como consequência o aumento da segurança e da vida útil dessas estruturas. As simulações feitas em computadores de alto desempenho do laboratório do Ceasb baseiam-se nos dados fornecidos pela Itaipu, para promover a atualização tecnológica da hidrelétrica.

 

O Ceasb também realiza treinamentos formações voltadas especialmente para os funcionários da Itaipu e promove a gestão do conhecimento com as partes interessadas. Além disso, o Centro fomentou a implantação da primeira turma de Doutorado em Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia, em parceria com a UFPR e a Unioeste. As teses dos 22 profissionais formados, que atuaram em pesquisas demandadas por Itaipu.