Turismo de Itaipu vai fechar o ano com mais de 1 milhão de visitantes, novo recorde histórico

Turismo de Itaipu vai fechar o ano com mais de 1 milhão de visitantes, novo recorde histórico

06/12/2018

A Itaipu Binacional vai quebrar mais um recorde em 2018, só que dessa vez no turismo. Pela primeira vez na história da visitação, iniciada em 1977, a usina deve receber mais de 1 milhão de visitantes em um único ano. A expectativa é que esse número seja atingido por volta do dia 20 de dezembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5), em Foz do Iguaçu (PR), pelo diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, durante o lançamento de novos atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

 

“Esse recorde consolida Itaipu como o segundo maior atrativo turístico da região [depois das Cataratas do Iguaçu] e é motivo de grande orgulho para todos os profissionais envolvidos no setor”, disse o diretor-geral. “Hoje, Itaipu é muito mais que uma usina hidrelétrica, a maior geradora de energia do mundo. Itaipu gera riqueza e desenvolvimento regional.”

 

Marcos Stamm ressaltou que a empresa já recebeu mais de 22 milhões de visitantes desde que abriu as portas para a comunidade e revelou que a meta é chegar a 2 milhões de turistas em 2023. O número contempla as visitas turísticas e institucionais, das margens brasileira e paraguaia. “Está lançado o desafio.”

 

Novidades

 

Os novos passeios turísticos anunciados nesta quarta-feira devem ajudar a usina a impulsionar os números. Além de Stamm, participaram da cerimônia o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Jorge Callado, e autoridades ligadas ao trade turístico do município. O PTI, por meio do Complexo Turístico Itaipu, faz a gestão do turismo na margem brasileira da usina.

 

Uma das novidades é um passeio exclusivo para as crianças, batizado de Itaipu Kids, que começa a funcionar no dia 14 de dezembro – quando será aberta oficialmente a alta temporada do turismo na empresa. O novo atrativo será voltado para crianças de 5 a 13 anos e incluirá atividades na Ecovila (a minicidade do PTI), Estação Ciências e Polo Astronômico.

Durante o novo passeio, as crianças serão acompanhadas de monitores e participarão de atividades lúdicas e educativas. Entre os temas abordados, estão o uso consciente da energia, trânsito, ecologia, ciência e tecnologia e astronomia. Pais ou responsáveis que adquirirem a Visita Panorâmica ou o Circuito Especial terão 30% de desconto na compra do atrativo.

 

Outras atrações

 

Também foram anunciados dois novos passeios de perfil técnico-científico: o Itaipu Tecnologia em Barragens e o Itaipu Tecnologia em Biogás. Os programas serão oferecidos uma vez por mês para estudantes e profissionais interessados nos temas. Serão grupos de no máximo 20 pessoas, com visitas guiadas às áreas internas e externas da usina e do PTI.

 

Outra novidade será uma opção de passeio premium, o Itaipu VIP, que percorrerá setores da usina em um veículo 100% elétrico, modelo Renault Zoe. Alguns pontos serão exclusivos do atrativo. Esse passeio, que vai operar a partir do dia 14, poderá ser feito por no máximo três pessoas, que serão acompanhadas de um monitor.

 

Também a partir do dia 14, a empresa vai retomar a edição especial da Iluminação da Barragem, agora chamada de Itaipu Iluminada, com apresentações musicais e shows pirotécnicos. Os visitantes ainda terão a opção de estender a noite e jantar no Restaurante dos Barrageiros.