Conectando educação, pesquisa,

 

 

inovação e negócios

Estação Ciências

Estação Ciências

A Estação Ciências é um espaço para popularizar, disseminar e fortalecer a cultura científica por meio de práticas investigativas para o ensino das ciências. Em seus laboratórios, alunos do ensino fundamental e médio participam de atividades práticas e os professores conhecem formas de ensino que despertam o interesse para metodologias ativas e investigativas. Dessa forma, as ações fomentam a mudança no processo de ensino aprendizagem, a partir do incentivo à iniciação científica desde a base. O espaço também é utilizado por alunos de graduações, que desenvolvem materiais e experimentos didáticos para educadores, por meio de projetos de extensão acadêmica.

 

 

Em 2016, a Estação Ciência publicou o livro, direcionado para educadores, “Educação além da escola”, que aborda como o ensino de ciências pode ser adaptado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A publicação é resultado do Projeto “Cidadania e Humanização” realizado desde 2010, com meninos e meninas da instituição Núcleo Criança de Valor de Foz do Iguaçu.

 

 

Parceiros: Fundação PTI; Itaipu; PTI – Paraguai; Unioeste; Unila; Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidad Nacional de Misiones (UNAM); Secretaria de Educação do Paraná; Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu; Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu; Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), por meio do Departamento de Educação; Fundação Araucária e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias), organizada pelo Estação Ciências, incentiva a estudantes do ensino fundamental e médio do Brasil, Paraguai e Argentina a utilizarem o método científico de pesquisa para apresentar ideias inovadoras. Na Ficiencias, os jovens têm a possibilidade de discutir seus projetos com profissionais pesquisadores da comunidade científica. 

 

 

Por meio da Vivência Estudantil, os alunos premiados no Ficiencias conhecem as áreas de pesquisa do PTI e da Itaipu, ampliando percepções sobre o papel do desenvolvimento científico e tecnológico para o bem-estar socioambiental.