Transformar conhecimentos e tecnologias em

 

soluções para o progresso da sociedade

Fortalecimento da Gestão Pública

Programa de Fortalecimento da Gestão Pública

O Programa de Fortalecimento da Gestão Pública trata-se de um conjunto de ações a serem realizadas de forma sistêmica junto aos municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), englobando ações de capacitação, apoio, consultoria, tutoria e integração. A intenção é formar profissionais para atuarem na gestão pública, de modo a garantir a estruturação da viabilidade e execução de projetos sustentáveis. 
 


Uma das linhas de atuação do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública é o o desenvolvimento da gestão dos resíduos recicláveis, por meio da realização de estudos técnicos nos municípios. O Plano Operacional das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVR), umas das principais ferramentas elaboradas, contempla um diagnóstico da reciclagem, onde as informações obtidas são cruzadas, a fim de se analisar a viabilidade de empreendimentos de reciclagem, considerando a capacidade operacional dos catadores e equipamentos e o potencial de geração de resíduos recicláveis no município, para a definição de cenários e metas pactuadas.

 

Desta forma, os municípios terão condições de trabalhar a gestão de resíduos recicláveis, somados a investimentos em infraestrutura e equipamentos provenientes de parcerias com a Itaipu Binacional e outras instituições. Com tais recursos, financeiros e técnicos, a região Oeste do Paraná vem transformando os antigos barracões em UVR.

 

O projeto ainda prevê capacitação aos técnicos municipais que trabalham nas UVR e tem como meta melhorar condições de trabalho e renda dos catadores, por meio da reciclagem. Dos 54 municípios da Amop, 48 receberam Planos Operacionais desenvolvidos pelo Parque Tecnológico.

O projeto Fortalecimento da Gestão Pública tem como objetivo fortalecer a gestão pública dos municípios da região Oeste do Paraná. Uma das formas é pela disseminação das melhores práticas de Gerenciamento de Projetos e Planejamento Municipal com cursos e capacitações que têm como objetivo a elaboração e execução de projetos mais assertivos na administração dos 54 municípios da região.   

 

A implantação do projeto contribuirá de maneira significativa com o desenvolvimento da capacidade de gerenciamento de projetos nos servidores municipais do Oeste do Paraná, em especial:

 

•    Elevação da cultura em Gerenciamento de Projetos, com a utilização de suas metodologias e ferramentas de GP;
•    Melhora nos índices de desempenho de escopo, tempo e custo dos projetos, aumentando a eficiência dos projetos.
•    Melhor controle dos recursos disponíveis para projetos.
•    Melhor uso dos recursos (financeiros, humanos e materiais) para projetos, potencializando resultados;
•    Projetos planejados e monitorados adequadamente;
•    Maior integração dos municípios da região, com o desenvolvimento de projetos integrados.

 

Essas transformações promoverão o desenvolvimento econômico sustentável dos municípios e a melhora na qualidade de vida de sua população.