Previous slide
Next slide
Logos Conecta IGU
Logos Conecta IGU

Núcleo de Inteligência Territorial

O NIT é um espaço técnico-científico formado por colaboradores da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), alunos e pesquisadores, organizado para fornecer suporte para o planejamento da binacional em diferentes instâncias, de forma a atribuir caráter prático às atividades de pesquisa desenvolvidas na região.

Reproduzir vídeo sobre 03 GestaoparaSustentabilidadeTerritorial

Conheça nossos eixos de atuação

O Núcleo de Inteligência Territorial desenvolve suas atividades organizadas no formato de eixos temáticos, sendo:

Quando falamos sobre produção energética em uma hidrelétrica não podemos deixar de pensar no que a move, a água. A utilização de grandes reservatórios de acumulação de água demanda uma série de estudos a partir de diferentes vertentes, com foco – principalmente – na segurança hídrica para garantia da água em quantidade e qualidade adequadas para a geração de energia e seus usos múltiplos. No Eixo Água, são produzidas pesquisas visando o uso da inteligência de dados, a partir do monitoramento ambiental da qualidade da água do reservatório e seus afluentes, para demonstrar o impacto das ações de Itaipu Binacional para melhoria e conservação da qualidade ambiental do Reservatório.

CONFIRA ▸

Este eixo desenvolve linhas de pesquisa em conservação da biodiversidade através do levantamento das espécies da fauna e flora que compõem a área do Refúgio Biológico Bela Vista, uma das áreas protegidas da Itaipu Binacional. Além disto, realizada análises de paisagem em toda a região, sendo as atividades desenvolvidas com o objetivo de basear a tomada de decisão e manejo do território pautados em dados e informações.

CONFIRA ▸

O clima e a situação atual da atmosfera são importantíssimos para diversas atividades sociais e econômicas da região. Portanto, se torna necessário o conhecimento do histórico climático; os padrões médios e normais – assim como as ocorrências de eventos extremos climáticos e meteorológicos – a nível glocal (global e local). Nesse sentido, o Eixo Clima faz a gestão de dados atmosféricos, gerando diversos tipos de informações climáticas e produção de análises que contribuem para as tomadas de decisões que visam a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável das áreas de interesse.

CONFIRA ▸

O saneamento ambiental pode ser entendido como o conjunto de serviços e práticas que visam promover a qualidade e a melhoria do meio ambiente, contribuindo para a saúde pública, bem-estar e qualidade de vida da população. Essa temática dentro do NIT enfatiza a importância sanitária e

social, colaborando com atividades de monitoramento inteligente e a vigilância epidemiológica dos esgotos acerca de doenças emergentes, como os vírus causadores da COVID-19 e dengue, e fornecendo informações estratégicas para os gestores da instituição e da saúde pública da região., como a quantificação dos benefícios gerados e a valoração econômica relativa.

Ainda neste contexto, são desenvolvidas ações de apoio ao planejamento público do saneamento básico e sistemas de manejo de resíduos sólidos e, a partir de 2018, apoio na operacionalização da reciclagem e da disposição final de rejeitos, através do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional, da assessoria técnica do PTI-BR e da parceria com as prefeituras e empreendimentos de reciclagem, com foco na estruturação de 69 Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) e na inclusão socioprodutiva dos catadores que atuam nestes serviços.

CONFIRA ▸

O Eixo Território utiliza tecnologias espaciais para apoiar as tomadas de decisões com base em dados geográficos, onde são aplicadas técnicas para coleta automatizada, armazenamento e análise de dados, resultando em informações úteis para a gestão territorial. A correlação espacial é uma premissa fundamental, que integra diferentes fatores ambientais e sociais, para identificar aspectos relevantes e realizar previsões, conforme índices gerados. Isso fundamenta decisões de políticas de manejo ambiental, planejamento urbano, conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais, com foco na segurança hídrica.

CONFIRA ▸

A Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) é uma iniciativa educacional com foco na gestão do conhecimento, capacitações e comunicação estratégica nas temáticas sustentabilidade, desenvolvimento territorial sustentável e ESG. O projeto utiliza metodologias educacionais, design instrucional e comunicação integrada para promover o desenvolvimento de pessoas e a construção de saberes nas temáticas de interesse; capacitar pessoas e agentes envolvidos em redes de atuação e gestão em práticas de sustentabilidade e ESG; planejar e implementar ações de comunicação e marketing multimídias; traduzir o conhecimento científico produzido pela Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e realizar benchmarking sobre sustentabilidade e atuação em ESG.

CONFIRA ▸

Projetos e
Parceiros

O Núcleo de Inteligência Territorial desenvolve parcerias com projetos junto a Itaipu Binacional e UFPR, confira alguns deles:

A Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) é uma iniciativa educacional resultado da parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para a sistematização da experiência da Usina na implantação de ações socioambientais em seu território de abrangência ao longo de mais 40 anos de existência, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O compartilhamento dessas expertises é realizado de maneira didática, a partir de uma série de cursos gratuitos em diferentes temáticas.

CONFIRA ▸

O projeto Hidrosfera é uma iniciativa inédita no país construído a partir de uma parceria entre ITAIPU Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Contribui para o entendimento da interação entre as águas subterrâneas e superficiais na Bacia do Paraná 3 (BP3). Como consequência, fornece informações sobre a disponibilidade e qualidade desse recurso para a gestão racional e responsável da água

CONFIRA ▸

Conheça nossos

eixos de atuação

O Núcleo de Inteligência Territorial desenvolve suas atividades organizadas no formato de eixos temáticos, sendo:

Água

Quando falamos sobre produção energética em uma hidrelétrica não podemos deixar de pensar no que a move, a água. A utilização de grandes reservatórios de acumulação de água demanda uma série de estudos a partir de diferentes vertentes, com foco – principalmente – na segurança hídrica para garantia da água em quantidade e qualidade adequadas para a geração de energia e seus usos múltiplos. No Eixo Água, são produzidas pesquisas visando o uso da inteligência de dados, a partir do monitoramento ambiental da qualidade da água do reservatório e seus afluentes, para demonstrar o impacto das ações de Itaipu Binacional na região da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3) para melhoria e conservação da qualidade ambiental do Reservatório.

Biodiversidade

Este eixo desenvolve linhas de pesquisa em conservação da biodiversidade através do levantamento das espécies da fauna e flora que compõem a área do Refúgio Biológico Bela Vista, uma das áreas protegidas da Itaipu Binacional. Além disto, realizada análises de paisagem em toda a região da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3), sendo as atividades desenvolvidas com o objetivo de basear a tomada de decisão e manejo do território pautados em dados e informações.

Clima

O clima e a situação atual da atmosfera são importantíssimos para diversas atividades sociais e econômicas da região da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3). Portanto, se torna necessário o conhecimento do histórico climático; os padrões médios e normais - assim como as ocorrências de eventos extremos climáticos e meteorológicos - a nível glocal (global e local). Nesse sentido, o Eixo Clima faz a gestão de dados atmosféricos, gerando diversos tipos de informações climáticas e produção de análises que contribuem para as tomadas de decisões que visam a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável das áreas de interesse.

Saneamento

O saneamento ambiental pode ser entendido como o conjunto de serviços e práticas que visam promover a qualidade e a melhoria do meio ambiente, contribuindo para a saúde pública, bem-estar e qualidade de vida da população. Essa temática dentro do NIT enfatiza a importância sanitária e social, colaborando com atividades de monitoramento inteligente e a vigilância epidemiológica dos esgotos acerca de doenças emergentes, como os vírus causadores da COVID-19 e dengue, e fornecendo informações estratégicas para os gestores da instituição e da saúde pública da região., como a quantificação dos benefícios gerados e a valoração econômica relativa. Ainda neste contexto, são desenvolvidas ações de apoio ao planejamento público do saneamento básico e sistemas de manejo de resíduos sólidos e, a partir de 2018, apoio na operacionalização da reciclagem e da disposição final de rejeitos, através do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional, da assessoria técnica do PTI-BR e da parceria com as prefeituras e empreendimentos de reciclagem, com foco na estruturação de 69 Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) e na inclusão socioprodutiva dos catadores que atuam nestes serviços.

Território

O Eixo Território utiliza tecnologias espaciais para apoiar as tomadas de decisões com base em dados geográficos, onde são aplicadas técnicas para coleta automatizada, armazenamento e análise de dados, resultando em informações úteis para a gestão territorial. A correlação espacial é uma premissa fundamental, que integra diferentes fatores ambientais e sociais, para identificar aspectos relevantes e realizar previsões, conforme índices gerados. Isso fundamenta decisões de políticas de manejo ambiental, planejamento urbano, conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos naturais, com foco na segurança hídrica.

Sustentabilidade e ESG

A Escola Internacional para Sustentabilidade (EIS) é uma iniciativa educacional com foco na gestão do conhecimento, capacitações e comunicação estratégica nas temáticas sustentabilidade, desenvolvimento territorial sustentável e ESG. O projeto utiliza metodologias educacionais, design instrucional e comunicação integrada para promover o desenvolvimento de pessoas e a construção de saberes nas temáticas de interesse; capacitar pessoas e agentes envolvidos em redes de atuação e gestão em práticas de sustentabilidade e ESG; planejar e implementar ações de comunicação e marketing multimídias; traduzir o conhecimento científico produzido pela Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e realizar benchmarking sobre sustentabilidade e atuação em ESG.

Fique por dentro das principais

notícias e novidades do NIT

Workshop NIT

Workshop NIT

régua de logos pti e itaipu negativo (1)