EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR apresenta soluções voltadas para a digitalização do setor elétrico na 19ª edição do ERIAC

ERIAC 20232023

Compartilhe este conteúdo:

Evento reúne especialistas em sistemas elétricos de diversos países para a promoção do intercâmbio internacional de informações técnicas 

Atuando há quase 20 anos no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de energia, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) está presente na 19ª edição do Encontro Regional Ibero-Americano do Cigre (ERIAC). O evento, realizado no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu, reúne especialistas em sistemas elétricos de diversos países do mundo entre os dias 21 e 25 de maio. 

Como foco de sua participação no evento, o PTI-BR apresenta soluções voltadas para a digitalização do setor elétrico, visando colaborar com empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica com soluções para os desafios em temas relacionados à transição energética, descarbonização, energias renováveis, ESG (em português, ASG – Ambiental, Social e Governança), digitalização, diversificação, descentralização e segurança energética. 

ERIAC 20232023 17

No decorrer do evento que tem como principal objetivo a promoção do intercâmbio internacional de informações técnicas, científicas e gerenciais, serão apresentados mais de 400 trabalhos técnicos voltados para pesquisas atuais e iniciativas do setor elétrico internacional, além de uma feira com as novidades em produtos e serviços.  

Com ampla programação de apresentações, o Parque marcou sua participação no segundo dia de evento com os temas “Mapeamento e Análise da Distribuição de Campo Elétrico nas Barras Estatóricas das Unidades Geradoras de Itaipu como Ferramenta de Apoio para Definição de Monitoramento e Ações de Manutenção Preventiva”; “Estimação do estado de carga de baterias de íons de lítio, para aplicação em segunda vida, baseado em observadores não lineares” e “Desenvolvimento de Protótipo de Simulador de Risco Elétrico (SRE) para Treinamento de Segurança em Subestações”.  

Já no terceiro dia, as temáticas abordaram: “Avaliação de um Sistema PV-BESS para o Atendimento de Sistema Auxiliar de SE Através da Plataforma de Testes RTDS” e ” Avaliação de Métodos de Estimação Fasorial para Localização de Faltas em Sistemas de Transmissão com Proteção de Alta Velocidade”. 

A programação completa do Parque você encontra disponível no site: https://www.pti.org.br/solucoes-energia/ 

 

Benefícios da digitalização do setor elétrico 

Os benefícios da digitalização do setor elétrico abrangem tanto empresas do setor, como também os consumidores. A digitalização permite uma maior eficiência operacional, automatizando processos, através da análise de dados, sistemas de monitoramento em tempo real e automação de tarefas, com o objetivo da rápida identificação e resolução de problemas. Isso possibilita a redução dos custos operacionais além de aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia. 

Existe, portanto, a necessidade de digitalizar os processos de operação e controle dos equipamentos utilizados na geração, transmissão e distribuição de energia, e isso pode ser feito através de um conjunto de sistemas e tecnologias desenvolvidos para auxiliar na gestão dos dados e ativos energéticos. E é aí que o Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) se encaixa, estudando e desenvolvendo tecnologias voltadas para o aumento da eficiência de processos, aumento da confiabilidade no fornecimento de energia e apoiando a inserção de novas tecnologias e modelos de negócios para o setor energético. 

Diante do aumento das fontes solar e eólica no Brasil, o Centro de Gestão Energética do PTI-BR também desenvolve soluções para o armazenamento de energia e gerenciamento de microrredes, buscando propor soluções sustentáveis, para os desafios da intermitência dessas fontes. Como exemplo, podemos citar a Planta de Produção de Hidrogênio Verde do PTI-BR, em operação há mais de 10 anos. Nessa planta, o hidrogênio é gerado a partir da energia solar, podendo ser armazenado e posteriormente convertido em energia elétrica, resolvendo assim o desequilíbrio entre a oferta e a demanda de energia. A Planta de Produção de Hidrogênio Verde do PTI-BR serve para desenvolvimento e demonstração de tecnologias inovadoras, além de desempenhar um importante papel para o avanço da produção descentralizada de energia. 

Saiba mais sobre as soluções desenvolvidas pelo PTI-BR clicando aqui. 

 

Sobre o ERIAC 

ERIAC 20232023 10

Organizado pela Região Ibero-Americana do Cigre (Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos), com apoio da Itaipu Binacional, o Encontro Regional Ibero-Americano do CIGRE-ERIAC é o Seminário internacional do CIGRE mais importante da “Região Ibero-americana do CIGRE” – RIAC, que é composta pelos Comitês Nacionais do CIGRE da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Paraguai, Peru e de Portugal. 

Chegando em sua 19 edição, o evento vem sendo realizado desde ano de 1987, a cada dois anos, na tríplice fronteira. Esta é considerada a maior edição do evento, contando com mais de 800 participantes da Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Alemanha, Rep. Dominicana, Espanha, Reino Unido, México, Panamá, Peru, Portugal, Paraguai, Rússia, Estados Unidos e Uruguai. 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter