EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR e Itaipu Binacional comemoram dia Nacional da Onça-Pintada na Escola Municipal Padre Luigi

dia da onca

Compartilhe este conteúdo:

A ação ocorreu no dia (1) deste mês, e contou com várias oficinas de conscientização sobre a importância da conservação e preservação da biodiversidade. 

 

A iniciativa educacional em comemoração ao Dia Nacional da Onça-pintada, que é considerada símbolo da fauna brasileira e da conservação da biodiversidade, é uma parceria do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) com a Itaipu Binacional através do Convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade II. 

A ação aconteceu na Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, localizada na Vila C, e tem como objetivo principal sensibilizar os alunos e mostrar de forma lúdica a importância da conservação desse animal para a biodiversidade. 

Através de uma exposição interativa e divertida, proporcionada a cerca de 400 estudantes do ensino fundamental I, os participantes conheceram um pouco mais sobre as características físicas da onça-pintada, a importância do seu papel ecológico para a conservação da natureza e como podemos, de forma prática, contribuir para que deixe de ser uma espécie vulnerável, conforme a classificação da União Internacional para Conservação da Natureza e IBAMA. 

Segundo a coordenadora pedagógica, Vera Lúcia Bueno, projetos e parcerias como esses, são de extrema importância, “as atividades são essenciais de serem mostradas na prática, pois os alunos interagem com muito mais entusiasmos e curiosidades”. 

Essa ação faz parte da agenda ambiental do convênio, sendo uma forma de fortalecer o vínculo com a comunidade e também de informar e divulgar as temáticas socioambientais junto ao entorno dos espaços educadores da Itaipu Binacional. 

“O evento contou com a colaboração e parceria da União Dinâmica de Faculdades Cataratas – UDC Vila A, e o Parque Nacional do Iguaçu (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio) com a disponibilização de materiais” destacou Janaina Matinc Claro, assistente educacional do PTI-BR. 

 

29 de novembro 

Considerado o maior felino das américas, a onça-pintada, tem sua maior população no Brasil, é símbolo da conservação da biodiversidade brasileira. 

Na Mata Atlântica é onde essa espécie corre o maior risco de extinção devido a perda de habitat natural, principalmente pela caça. Dona da mordida mais potente entre os felinos, a espécie é capaz de escalar e viver no alto das arvores. 

Dessa forma, com o objetivo de incentivar as reflexões sobre a conservação desse importante mamífero, o Ministério do Meio Ambiente instituiu o Dia Nacional da Onça-pintada, celebrado desde 2018 em 29 de novembro. 

Dia da onçaDia da onça

Dia da onça

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter