EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR é premiado no XXVI SNPTEE com artigo sobre case Microgrid Colombari

PTI BR e premiado no XXVI SNPTEE com artigo sobre a solucao Microgrid Colombari
PTI BR e premiado no XXVI SNPTEE com artigo sobre a solucao Microgrid Colombari

Compartilhe este conteúdo:

Com satisfação, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) recebeu premiação no Grupo de Estudo de Sistemas de Distribuição, no XXVI SNPTEE, o mais importante evento do setor elétrico brasileiro.

O artigo entitulado “Implantação real de microrrede em sistema de distribuição 34,5 KV: experiência do Projeto Microrrede Colombari”, é uma parceria entre o PTI-BR, Itaipu Binacional, Copel e CIBiogás. Quem desenvolveu o artigo foram os engenheiros eletricistas Guilherme Justino; Dabit Gustavo Sonoda; Felipe Crestani; Zeno Luiiz Iensen Nadal; Rogério Meneghetti; Rafael de Oliveria Ribeiro; Rodrigo Braun dos Santos; Maycon Vendrame.

Para Justino, representante da Instituição de Ciência e Tecnologia PTI-BR, o prêmio é fruto da dedicação de todos os envolvidos no projeto. “É gratificante conquistar este espaço frente ao setor elétrico. Considero a confirmação do importante papel que estamos desempenhando”.

O trabalho apresenta os aspectos de implantação de uma microrrede em sistema de distribuição instalada na região oeste do Paraná. A microrrede em questão trata-se de um projeto piloto executado entre Itaipu Binacional, o PTI, a Copel e CIBiogás. Dentre suas características operacionais, pode ser considerada a primeira microrrede em sistemas de distribuição do Brasil. Com início de operação em setembro de 2021, o arranjo proposto permite que unidades consumidoras se mantenham energizadas através de unidades de geração distribuída durante desligamentos de emergência da rede principal.

Para o diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, “este é mais um resultado que demonstra e reforça o posicionamento do PTI como ICT do setor de energia. Neste caso específico, fomos premiados demonstrando o case sobre microrredes, algo que o PTI e Itaipu foram bastante inovadores em realizar”.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter