EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR integra Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Foz do Iguaçu   

CMCTI Foz do Iguaçu

Compartilhe este conteúdo:

Entre os objetivos do conselho está a discussão, elaboração e fiscalização da execução do Plano Municipal de Inovação. 

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), integra o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) de Foz do Iguaçu, que tem entre os seus propósitos formular, propor, avaliar e fiscalizar ações e políticas municipais de inovação para fortalecer o desenvolvimento do município. 

O PTI-BR é representado no CMCTI pelo assessor técnico, Miguel Matrakas, que na última segunda-feira (13) foi nomeado como presidente do conselho juntamente com o a chapa composta pelo vice-presidente, Thiago Kodama (Câmara Municipal) e o secretário, Edinardo Aguiar (ITAI). 

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como objetivo discutir, elaborar e fiscalizar a execução do Plano Municipal de Inovação. “Para o Parque Tecnológico, ter a oportunidade de contribuir com a política pública de inovação de Foz do Iguaçu é muito importante, considerando o impacto da mesma em todo o ecossistema de inovação do município, bem como sua ligação com a missão institucional do PTI-BR de transformar ciência e tecnologia em prol da sociedade”, afirmou Matrakas.  

“A Lei Municipal de Inovação prevê incentivos fiscais para as empresas que se enquadram como inovadoras, com ações que devem estar previstas no planejamento de responsabilidade do conselho”, complementou.  

A proposta de atuação para o próximo período do CMCTI é a definição da metodologia de trabalho e a organização dos procedimentos necessários para a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Inovação, com o subsequente acompanhamento das ações previstas. “Também está previsto iniciar a elaboração do Plano Diretor de Cidades Inteligentes. Todas estas ações têm em comum a necessidade de atuação conjunta de todos as entidades ligadas a inovação da nossa cidade”, destacou o presidente do CMCTI.  

O CMCTI conta com representantes do poder executivo, legislativo, associação comercial, universidades e diversas Instituições públicas ou privadas com atuação relevante na área de ciência, tecnologia e inovação. 

Avanço da tecnologia e inovação  

Nesta última quarta-feira (15), o CMCTI se reuniu com membros do poder legislativo, na Câmara de Vereadores, para tratar sobre o avanço da ciência, tecnologia e inovação como propulsor de desenvolvimento econômico e científico da cidade. Estavam presentes também na reunião com o presidente da Câmara, o vereador João Morales; o vereador Adnan El Sayed; a nova diretoria do CMCTI Miguel Matrakas, Thiago Kodama e Edinardo Aguiar; diretor de segurança Câmara de Vereadores, Rafael Sanches e representando o ITAI, Alessandra Bussador.  

CMCTI Foz do Iguaçu

Segundo o presidente da Câmara, João Morales, “O objetivo dessa reunião é conhecer as ferramentas que o conselho e as instituições que trabalham com ciência e tecnologia de Foz do Iguaçu possam ajudar as repartições públicas, e auxiliar tanto o executivo quanto o legislativo na melhoria do atendimento. Nós precisamos atender melhor o contribuinte e isso tem que passar pela inovação. Se nós não abrirmos a porta para isso hoje, nós ficaremos para trás de cidades que já investem nesse trabalho e que já estão colhendo frutos há tempos dentro dessa ideia”, apontou.  

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter