EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Economia circular é tema de debate iniciado pelo PTI-BR durante Festival das Cataratas

Apresentação economia circular

Compartilhe este conteúdo:

Representantes do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil apresentaram as iniciativas da instituição relacionadas à gestão de resíduos sólidos e oportunidades de novos negócios. 

Na primeira semana de dezembro, os principais players do turismo no Brasil reuniram-se em Foz do Iguaçu. O objetivo foi discutir as oportunidades do setor durante o Festival das Cataratas. Atendendo às demandas do mercado e tendo o turismo como uma das temáticas de atuação, o PTI-BR levou suas soluções tecnológicas e startups do ecossistema. Dessa forma, esteve presente em importantes discussões no evento. 

O Festival contou com uma série de eventos paralelos que complementaram a programação da Feira. Entre eles, o “3º Inovacities hall” e “8° Iguassu Conecta”. Tais atividades trouxeram a temática da sustentabilidade nas cidades, a partir da ótica de iniciativas e cases já implementados.  

Durante o painel “Economia Circular”, a engenheira sanitarista do PTI-BR, Renata Dias, apresentou o histórico da instituição na prestação de assessoria técnica em saneamento com ênfase na gestão de resíduos sólidos, incluindo a atuação conjunta com o Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR), no cenário da logística reversa.   

O PTI-BR atua, desde 2013, no planejamento público dos sistemas de manejo de resíduos e, a partir de 2018, apoia a operacionalização da reciclagem e da disposição final de rejeitos, através de investimentos feitos pela Itaipu Binacional e prefeituras.   

“Todo esse conhecimento acumulado resultou em uma importante consultoria que é prestada ao InPAR, no qual já temos 7 contratos consolidados de logística reversa em andamento”, destacou Renata,  salientando, ainda,  que essas ações trazem inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos aos municípios e para os atores envolvidos.  

Em suma, a Logística Reversa tem como premissa reinserir os resíduos ou materiais do pós-consumo em novos ciclos produtivos, formatando a sustentabilidade nessa cadeia. O objetivo é aumentar a vida útil dos aterros sanitários, além de reduzir a extração de matérias-primas para produção de novos insumos.  

Geração de ideias e oportunidades de negócios relacionados à economia circular 

O Centro de Empreendedorismo do PTI-BR, por sua vez, foi representado pelo analista de negócios, Ederson Melo, e pela startup “Um bom App”, incubada na Santos Dumont (a incubadora do PTI), que apresentaram as oportunidades de inovação e geração de novos negócios sob o contexto da sustentabilidade.  

A Um Bom App desenvolveu uma tecnologia para logística reversa. Ou seja, criou um mapeamento de ponto de geração de resíduos, instalou centrais de recebimentos e, ainda, desenvolveu um mecanismo de cashback. Posteriormente, os materiais são enviados a cooperativas de reciclagem. Assim, a empresa pode realizar o rastreamento digital de todo o processo via blockchain gerando indicadores sustentáveis.   

A startup integra o programa de incubação do PTI-BR, certificado pela Anprotec com Cerne 4, sendo, portanto, a única incubadora do Paraná a possuir tal nível de maturidade na gestão de incubadoras. 

apresentadora Renata

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter