EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR recebe Prêmio Inova Oeste 2021 em Inovação Organizacional

Compartilhe este conteúdo:

O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) recebeu nesta quarta-feira, 01, o Prêmio Inova Oeste 2021, na modalidade Inovação Organizacional, categoria Instituições de Ensino e Pesquisa, pelo Programa Integração Universidade Empresa (PIUE). O programa foi patrocinado pela Itaipu Binacional.

Em cerimônia de premiação do evento Link SRI, que ocorreu em Medianeira, o diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, destacou a importância do Programa Integração Universidade Empresa para os universitários e as empresas da região. 

“Fico muito feliz que esse tenha sido o programa vencedor porque ele leva o jovem universitário para dentro da empresa. Uma demanda da empresa é um desafio para esses estudantes buscarem uma solução. Isso é o que queremos, fortalecer a economia regional e promover o protagonismo para os estudantes. A universidade dá a base, mas é dentro da empresa que esses jovens verão as dificuldades reais e como resolvê-las, o que vem ao encontro da metodologia ‘hands on’, na qual acredito muito”, disse Garrido. 

  

Programa Integração Universidade Empresa 

Lançado no ano passado, o PIUE integra o Acelera Foz, com objetivo de estimular e diversificar a economia da região e dar a oportunidade para os jovens estudantes darem o primeiro passo em suas jornadas profissionais. A parceria envolve o PTI-BR, Itaipu Binacional, Sebrae, empresas e universidades da região. 

Ao todo, 78 projetos já foram realizados em diversas empresas de Foz do Iguaçu, envolvendo cerca de 200 universitários que tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. O programa beneficia empresas, universidades e alunos, que recebem bolsas de estudos no valor de até R$ 800,00, em atividades de pesquisa aplicadas para resolver problemas reais no mercado. 

Recentemente o PIUE lançou mais um edital, desta vez serão atendidas 6 cidades: Medianeira, Marechal Cândido Rondon, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Terra Roxa e Guaíra. Estes municípios foram escolhidos por suas características de mercado e também por terem ou estarem próximos de polos universitários. 

  

Luciany dos Santos Franco, Leila de Fatima Alberton representantes da Itaipu Binacional junto com Sthefany Walber, Karina Zavilenski e Kamila Amaral do PTI.

Spin-off premiada 

A empresa Lean Automation Smart Systems (Lasse) foi premiada na modalidade Inovação em Processos, categoria Micro e Pequenas Empresas e Startups. 

A Lasse é a primeira spin-off do PTI-BR. Sua equipe operacional é composta por profissionais que atuavam no Centro de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (AS.DT) do Parque Tecnológico. 

A empresa de base tecnológica é especializada em soluções para automação de instalações críticas, atendendo não apenas o setor de energia, mas diversos outros mercados como a agroindústria, empresas de alimentos e bebidas, indústria farmacêutica, entre outros. 

 

 

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter