EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI-BR sedia treinamento sobre sequenciamento genético do coronavírus

Treinamento Covid-19

Compartilhe este conteúdo:

Pesquisadores de diferentes instituições se aprofundaram na tecnologia Nanoporos, que facilita a identificação de variantes do vírus causador da COVID-19.

Pesquisadores de diversas cidades do Brasil participaram, de 27 de fevereiro a 01 de março, nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), de uma capacitação sobre a tecnologia de sequenciamento genético de última geração conhecida como Nanoporos, que permite a rápida identificação das mutações das variantes do coronavírus (SARS-CoV-2), vírus causador da COVID-19.

Essa tecnologia possibilita mais agilidade e precisão na aquisição dos dados sobre as variantes, auxiliando na tomada de decisão epidemiológica nos municípios e trazendo benefícios concretos à população, por meio do controle da disseminação de doenças.

Além dos pesquisadores do PTI-BR, participaram, ainda, integrantes da Itaipu Binacional, Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), da Universidade Federal do ABC (UFABC), além de outras instituições parceiras, em conjunto com a Rede de Monitoramento de Covid-19 em Águas Residuais – MCTI (REMONAR).

Treinamento Covid-19

A tecnologia Nanoporos permite a rápida identificação das mutações que classificam as diversas variantes do SARS-CoV-2 surgidas desde a pandemia, seja em amostras clínicas ou ambientais. Através dessa tecnologia, é possível ter uma melhor visualização do genoma destes vírus, por meio de ampliação na imagem pelo uso de primers multiplexados.

Durante a capacitação, ministradas por Adriana Feliciano Alves Duran e Lívia de Moraes Bomediano Camillo, doutoras em Biossistemas pela UFABC, os participantes puderam se aprofundar na parte teórica e também realizar atividades práticas relacionadas ao procedimento laboratorial do sequenciamento genético, empregando a tecnologia de Nanoporos.

A capacitação faz parte de um dos objetivos do “Eixo Saneamento” do Núcleo de Inteligência Territorial e visa habilitar a equipe do projeto em técnicas de concentração de esgoto e biologia molecular, trabalhando a análise em amostras ambientais e promovendo a troca de conhecimentos técnicos da equipe relacionada ao monitoramento do COVID em esgoto.

Treinamento Covid-19 Treinamento Covid-19 Treinamento Covid-19

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter