EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI e Itaipu iniciam especialização em Data Science e Big Data

Compartilhe este conteúdo:

Uma parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Itaipu Binacional viabiliza especialização de profissionais das duas instituições em Data Science e Big Data – áreas do conhecimento que analisam dados para extrair informações de valor. O aprimoramento de habilidades nessas temáticas vai auxiliar a tomada de decisões estratégicas, garantindo assim melhores resultados nos projetos e ações de ambas as empresas.

Na sexta-feira, 23, foi realizada a aula inaugural da especialização, que é promovida pela Universidade Positivo, inicialmente de forma remota, devido às medidas de prevenção ao coronavírus. Participam do curso 40 profissionais da Itaipu e do Parque Tecnológico. Os trabalhos de conclusão de curso dos alunos serão todos vinculados a temas de interesse das instituições.

O superintendente de Informática da Itaipu, Everton Pasqual, é o começo da criação de um polo analítico na usina e no PTI. “A ciência de dados vai prover para a Itaipu e toda a área de abrangência uma análise de dados focada realmente em informações e menos empírica”, pontuou.

O diretor técnico do Parque Tecnológico, Rafael Deitos, destacou que essas competências vão agregar mais valor aos projetos do PTI, como o desenvolvimento de novas tecnologias.

A duração total do curso é de 18 meses, com carga horária de 360 horas. A especialização é vinculada à parceria entre a Superintendência de Informática da Itaipu e o PTI.

O objetivo é que os alunos possam, por exemplo, analisar grandes volumes de dados para obter informações úteis, desenvolver soluções baseadas em Machine Learning (aprendizagem de máquina a partir de Inteligência Artificial) e implementar bancos de dados para grandes volumes de informações.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter