EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

PTI em Barcelona: “É preciso transformar cidades em laboratórios”, destaca Josep Piqué, para comitiva brasileira

Compartilhe este conteúdo:

Networking, conhecimento e fomento de oportunidades para cidades inteligentes. Este é o objetivo do maior evento do segmento mundo, o Smart City Expo World Congress, que acontece entre 16 e 18 de novembro em Barcelona, na Espanha.

O congresso começa oficialmente na terça-feira, mas a comitiva brasileira já está cumprindo agenda na cidade, com o propósito de gerar conexão e oportunidades entre os países.

O GazzConecta cobre com exclusividade o evento, além das visitas da comitiva, que reúne lideranças nacionais para discutir os rumos e possibilidades para tornar cidades mais inteligentes e tecnológicas.

Josep Piqué, presidente da La Salle Technova e um dos idealizadores da conferência, destaca que um dos grandes objetivos desta conexão é “transformar as cidades em laboratórios”, descrevendo a mudança que a tecnologia pode proporcionar nas cidades, à exemplo de Barcelona.

Recorde de participação

Neste ano a comitiva brasileira reuniu 60 participantes, o maior número desde o início das viagens, que está na sua quarta edição, promovida pelo Icities. Entre os integrantes das visitas estão o Superintendente de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel; Eduardo Castanheira Garrido, Presidente do Parque Tecnológico de Itaipu; prefeitos da Foz do Rio Itajaí Açu, em Santa Catarina; vereadores de Curitiba como Pier Petruziello, e Professor Euler; além do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, entre outros líderes.

Para Marcelo Rangel, o Brasil tem muito para se beneficiar do modelo adotado em Barcelona. “No Brasil precisamos mudar a cultura de percepção sobre inovação, facilitar o acesso não somente ao mundo acadêmico, aos técnicos, mas também as pessoas que mais precisam. O Brasil deve utilizar deste mesmo sistema para que possamos ser um expoente na área de inovação”, descreve.

Já para Pier Petruziello a conexão Brasil-Espanha possibilita a resolução de problemas de grandes centros. “É muito importante participar deste momento histórico para Curitiba e levar o conhecimento para a legislação, para podermos elaborar bons projetos de lei, desburocratizando a inovação. Através de uma boa legislação podemos ocupar espaços urbanos e resolver, de fato, problemas das grandes cidades”, prevê o vereador.

O primeiro dia da visita da comitiva do Brasil, foi fechada para participantes, e contou com agendas na Universidade de La Salle Tecnova, na Cisco Co-Innovation Center, além de uma visita a Telefônica Diagonal, organizado pela Câmara de Comércio Brasil Catalunya.

 

Texto e imagens: José Godoi Júnior/Gazeta do Povo

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter