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PTI realiza ações educativas em escolas municipais de Foz em parceria com Secretaria de Educação

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Estudantes do 4º ao 5º ano do Fundamental I são desafiados a desenvolver soluções científicas, utilizando atividades pedagógicas, lúdicas e de robótica.  

Com o objetivo de despertar o interesse pela tecnologia, inovação e empreendedorismo desde o início da fase escolar, bem como dar suporte ao município de Foz do Iguaçu no desenvolvimento da cultura maker na sala de aula, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) promove oficinas pedagógicas para estudantes do 4º e 5º ano do Fundamental I. A ação é realizada a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu. 

Antes de iniciar as atividades propostas, os alunos são levados a conhecer o universo da ciência: o que é, como é feita e onde podemos encontrar ciência em nosso dia a dia.  

Com base em metodologias ativas, são trabalhadas atividades em três áreas: Química, Física e Ciências, todas atendendo às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. “Nosso objetivo com esses encontros é fazer com que as crianças desenvolvam sua criatividade, pensem em soluções e saídas para os desafios que propomos. Além disso, que também possam entender um pouco mais sobre metodologias científicas, e também assuntos mais técnicos que estamos levando, como ‘o que é um material condutor de eletricidade e qual a propriedade destes condutores’”, explica a assistente educacional do PTI, Liliane Lorenzini. 

No último dia de março, 31, a atividade aconteceu na Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, com a turma do 5º ano. O desafio foi posto: ligar um led através de pilhas em um suporte. Foram disponibilizados diferentes tipos de materiais (algodão, barbante, as pilhas, suporte de pilha, leds) e os alunos tinham um tempo cronometrado para conseguir fazer a ligação. Depois de muita análise dos olhos e mãos curiosas dos estudantes, o entendimento foi unânime: não seria possível acender o led mediante os materiais dispostos.  

Para um segundo momento os estudantes receberam outros materiais: pilhas, led, e um novo suporte, desta vez já com fio conectado. Logo surgiram os primeiros leds ligados. Jonas Cauã, o primeiro a conseguir realizar a ligação, comentou entusiasmado que achou que seria mais difícil. “Foi bem fácil de conseguir, gostei de fazer. No começo eu achei que ia explodir, mas aí deu certo”. O estudante de 12 anos comentou que ainda não ficou com medo de levar choque, pois queria “fazer bonito” na frente de seus colegas. 

Em um terceiro momento, já entendendo a logística proposta, eles foram convidados a criar seus próprios fios condutores com farinha, sal, água e vinagre. A explicação veio da assistente educacional do PTI. “A água, assim como os metais, conduz eletricidade, porém apresenta grande resistência, mas quando adicionamos outros compostos, tais como o vinagre e o sal, a resistência diminui e a condução elétrica acontece e pode ser percebida ao acender um led por exemplo”, finalizou Liliane.  

Para o diretor técnico do PTI, Rafael Deitos, a Educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação no país. “Ações educacionais como estas contribuem com o objetivo e missão do Parque Tecnológico ao passo que estimulam nas crianças o interesse pela ciência, tecnologia e inovação, que no longo prazo, têm enorme potencial para formar capital intelectual qualificado para o desenvolvimento e diversificação da nossa economia”.  

Atividade sendo aplicada. Foto: Eddie Machado/PTI-BR

Parceria com SMED 

A parceria entre as organizações teve origem a partir de um Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2020, com vigência até dezembro de 2022.  

No acordo estão previstos planejamento, elaboração e execução de atividades pedagógicas presenciais e online; realização de oficinas pedagógicas continuadas para crianças de quatro Centros de Convivência de Foz do Iguaçu; realização de atividades pedagógicas pontuais mediante agendamento das escolas municipais; realização e distribuição de vídeos pedagógicos como complemento aos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental de Foz do Iguaçu.  

As atividades acontecerão todas as quartas e quintas-feiras, com duração de duas horas, inicialmente nas escolas municipais e posteriormente no LabMaker Iguaçu, localizado no PTI-BR. 

O PTI pode contribuir com as secretarias municipais de educação e escolas públicas e privadas, para o desenvolvimento de competências tecnológicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para maiores informações, você pode entrar em contato pelo e-mail educação@pti.or.br ou telefone (45) 3576-7172. 

 

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