EnglishPortuguêsEspañol
EnglishPortuguêsEspañol

Rua Sergipe, em Londrina, recebe tecnologias desenvolvidas pelo PTI-BR e torna-se referência nacional

Compartilhe este conteúdo:

A principal avenida de varejo da cidade recebe tecnologias inteligentes que visam melhorar resultados econômicos e remodelar negócios.

Com cerca de 400 lojas comerciais, a rua Sergipe, em Londrina (PR) é a principal avenida comercial do município e já está sendo beneficiada com novas ações de transformação digital que vão contribuir para o incremento dos negócios e o aumento da resiliência de suas empresas a ataques cibernéticos.

O ambiente urbano será o primeiro espaço no Brasil a receber o programa Conecta, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que reúne tecnologias de cidades inteligentes, maior conectividade, transformação digital dos negócios e segurança cibernética. Os projetos são realizados em parceria com a Prefeitura de Londrina e o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR).

O evento de lançamento do Conecta aconteceu hoje, 27 setembro, no Museu de Arte, em Londrina, e contou com a participação de autoridades nacionais como o vice-governador do estado do Paraná, Darci Piana e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que destacou que um projeto como o Conecta pode trazer uma série de ensinamentos a serem levados para outros lugares, fazendo essa importante conexão entre as pessoas e a tecnologia.

Ele também fez questão de ressaltar a quantidade de postos de trabalho gerados pelo setor. “Ao contrário do que se diz, tecnologia gera empregos. Temos um gap hoje de 500 mil vagas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)”, afirmou.

“Nossa missão é estimular a transformação digital do pequeno ao grande empreendimento. Em Londrina, investimos na principal rua de comércio da cidade com um projeto inédito da ABDI. Queremos resgatar o comércio de rua em um ambiente digital e seguro para o momento de enfrentamento pós-pandemia”, disse o presidente da ABDI, Igor Calvet. O objetivo é, inicialmente, propiciar ao comerciante o benefício da conectividade para, em seguida, ajudá-lo a transformar seus negócios. “E, frente ao aumento de sua exposição na rede, apoiá-lo com ações de segurança da informação”, acrescentou. Para ele, inovação e tecnologia devem servir às pessoas. “E o que estamos fazendo aqui é transformar tudo o que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações tem feito em Inteligência Artificial, em IoT, em algo prático e que possa ser replicado”.

O diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis, destacou que a tecnologia pela tecnologia não agrega em nada. “Ela só agrega quando melhora a qualidade de vida das pessoas. É preciso aproveitar essa conectividade para estimular o empreendedorismo”. No ato, também representando o general Eduardo Garrido, o diretor superintendente do Parque, Regis reforçou a fala constante do diretor mencionando que “isso é a tecnologia fazendo parte e atuando para facilitar a vida da população. Nosso papel é gerar riqueza e bem-estar social através de soluções tecnológicas, e assim melhorar o cotidiano da população. Começamos com Foz do Iguaçu, nossa cidade natal, e agora avançamos para mais um município paranaense, nossa visão é expandir cada vez mais” afirmou, deixando uma mensagem aos governantes municipais para que aproveitem a oportunidade para incentivar o empreendedorismo local.

Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, trata-se de um projeto inovador que coloca Londrina como modelo nacional na área de tecnologia e inovação, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população e aquecer o comércio local. “A rua Sergipe é um centro comercial tradicional de Londrina com comerciantes, que em sua grande maioria são da cidade, gerando emprego e renda. Agora, eles, assim como os consumidores, terão à sua disposição mais segurança, um trânsito mais ágil e soluções tecnológicas para facilitar as vendas e a comunicação. É um projeto muito importante”, declarou.

A deputada Luísa Canziani destacou que vem trabalhando desde o ano passado para viabilizar o projeto, que vai disseminar a adoção de boas práticas em transformação digital entre as empresas para qualificação do relacionamento com os clientes. “Com esse projeto confirmamos a vocação de Londrina para a inovação e a tecnologia. Falar do nosso amor por Londrina é falar da Rua Sergipe. E graças à ABDI que temos o projeto Conecta aqui, que vai trazer muita qualidade de vida às pessoas com inteligência, tecnologia e inovação”.

Cidades Inteligentes

A rua Sergipe vai testar tecnologias de Smart Cities nos setores da segurança pública, mobilidade urbana e conectividade. A ABDI já instalou no local cinco luminárias inteligentes com câmeras e wi-fi integrados; software de reconhecimento facial; dois cruzamentos semafóricos com sistemas de inteligência artificial integrados e botoeiras com recursos de acessibilidade; seis câmeras de reconhecimento de placas de veículos; e um centro de comando e controle com videowall.

“Nosso desejo é oferecer aos lojistas e usuários da rua Sergipe os benefícios das tecnologias de cidades inteligentes. Eles vão poder testar as soluções e aprimorar seus negócios ou experiências de consumo usando as melhores ferramentas tecnológicas da economia digital”, explicou o gerente da Unidade de Novos Negócios, Tiago Faierstein.

Transformação digital

A segunda ação será executada no âmbito do projeto Jornada Digital. A ABDI selecionou empreendimentos locais, que terão acesso à ferramentas e tecnologias digitais disponíveis no mercado e de baixo custo, em uma plataforma 100% online, com o objetivo de apoiá-las em seus processos de digitalização, alinhando suas estratégias e objetivos de negócios às boas práticas digitais.

“Queremos transformar o aumento da conectividade em vantagem competitiva. Para isso, vamos capacitar os lojistas a remodelarem suas estratégias de negócios tirando o maior proveito possível das tecnologias instaladas na rua Sergipe”, afirmou Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI.

Segurança cibernética

Na terceira ação, do projeto Cyber Arena, parte das empresas serão beneficiadas com treinamento de segurança da informação, com mentorias, exercícios práticos e apresentação de soluções. O objetivo é conseguir que essas empresas tenham um aumento de, pelo menos, 15% na resiliência da segurança da informação.

O Mapa de Digitalização das Micro e Pequenas Empresas Brasileiras, pesquisa realizada pela ABDI com a FGV, revelou que 57% das MPEs não realizam nenhuma ação voltada para a área de cibersegurança. O levantamento também apontou que apenas 21,4% das empresas têm alguma ferramenta de proteção de dados.

“A pesquisa nos chamou a atenção para esse quadro preocupante. Num cenário cada vez maior de digitalização, qualquer empresa, de qualquer tamanho, aumenta a sua exposição na rede. E, portanto, deve inserir a cibersegurança como uma das prioridades da estratégia de negócio”, afirma Cynthia Mattos, gerente da Unidade de Projetos Especiais da ABDI.

Autoridades presentes

O evento contou também com a presença do Secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim; Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e Faciap, Fernando Moraes; Coordenador do Grupo Rua Sergipe, Angelo Pamplona; Vereador Jairo Tamura; Presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Marcia Manfrin; Presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Bruno Ubiratan; Secretário Municipal de Governo, Alex Canziani; Presidente da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento, Luciano Kuhl.

EnglishPortuguêsEspañol

Cadastre-se em nossa newsletter